10 razões para parar de trabalhar com TI

Levante a mão se você quase largou seu emprego em pelo menos algumas ocasiões. Vá em frente. Não seja tímido. Todos nós sabemos que TI é uma das carreiras mais estressantes que você pode escolher.

Comentários Henrique Guedes   -

E, infelizmente, as universidades não ensinam os mecanismos de enfrentamento para lidar com dias/semanas/meses que podem se transformar em longos anos. Vamos dar uma olhada em algumas das razões que podem fazer com que você decida largar a adorada carreira em TI.

Leia: Ciência, Engenharia da Computação ou Sistemas de informação. Qual a diferença entre os cursos?

1- Estresse

Nunca deixe ninguém diga que uma carreira em TI é fácil. É rara uma ocasião em que alguém tenha um emprego na área de TI e não haja estresse. Lembre-se: TI é gerenciamento de desastres. Quando um cliente ou usuário liga para você, quase sempre é uma emergência que deve ser imediatamente solucionada. E, quando você está trabalhando nessa área, é melhor ficar tudo certo, pois uma falha pode custar-lhe um contrato ou o emprego. O que torna isto pior é o fato de que o estresse raramente diminui. A cada minuto do dia você estará trabalhando mais e mais do que poderia esperar. Cansado da rotina de trabalho?

2- Horas

Se você quer um trabalho de segunda a sexta, das 9 às 5 horas, procure outro lugar — TI parece ser um trabalho que te acompanha 24/7. Profissionalmente, em média você não somente adiciona mais horas no escritório (ou em campo) como também tem que trabalhar fora do escritório para manter suas habilidades em dia e ter certeza de que está melhor do que outros caras próximos de você. Quem não é seu cliente ou usuário (amigos e família, por exemplo), vai querer tirar proveito de seus conhecimentos e manter os seus computadores em funcionamento gratuitamente.

3- Ser pago

Se você é contratado como autônomo, uma das questões mais estressantes que enfrenta é ser pago. Não sei dizer quantos consultores conheço que tiveram de fazer ameaças ou contratar um advogado para receber o pagamento. E, quando você trabalha por conta, se não te pagam você não come. Isso causa demasiado estresse. Você não tem a vantagem de ter aquele cheque depositado regularmente uma vez por semana ou a cada 15 dias. Aperfeiçoar suas habilidades de relacionamento interpessoal é fundamental para manter essas relações tão boas quanto possível. Levará certo tempo até certificar-se de que, por meio das boas relações (mesmo com pessoas não tão boas), você finalmente receberá seu pagamento. Home Office, vale a pena?

4- Pessoas (em geral)

Odeio falar sobre essa parte. Há muito tempo eu era aquele tipo de pessoa bastante positiva, gentil, otimista e amado por todos. Mas depois de ingressar no negócio de consultoria, descobri que estão se aproveitando de mim, estou sendo usado, abusado, não remunerado, mal remunerado, desvalorizado e muito mais. É uma luta constante para resistir a querer fugir para o mato e sair do meio. Isso não quer dizer que as pessoas, em geral, são ruins. É apenas o fato de que, quando você veste a camisa da TI, as pessoas parecem olhá-lo sob uma luz diferente. Você é ambos o salvador e o pecador, em uma combinação estressada.

5- A cadeia de comando

Vamos encarar. Não são muitos os superiores hierárquicos que compreendem o seu trabalho. Eles acham que você deve ser capaz de fazer tudo com um orçamento apertado, sem ajuda e que deve tratar os usuários finais como se fossem seres humanos melhores do que você. Para piorar a situação, esses superiores querem que você, magicamente, faça PCs durarem mais de uma década. Este equívoco em relação a tarefas e tecnologia faz do seu trabalho algo impossível. Quando os poderes superiores começar a microgerenciar seu departamento, cada característica ruim é exacerbada. Você conhece seu trabalho e sabe que conhece seu trabalho. A gerência não conhece seu trabalho, mas ela não sabe que não conhece seu trabalho, o que torna tudo muito estressante. É tudo uma defeituosa fita de Möbius de estresse.

6- Tecnologia

Alguma vez você já teve um daqueles dias em que parece que toda a tecnologia tem se rebelado contra você e que a singularidade pode muito bem estar no horizonte? Nesses dias você estará desejando sair da empresa com seus pertences em uma caixa de papelão. Esta foi uma das questões com a qual tive que lidar desde que trabalho com uma consultoria que trabalha principalmente com clientes Windows. Parece que a entropia tem uma forte influência sobre o sistema operacional Windows e cada dia é uma batalha para manter os PCs e os sistemas funcionando. Alguns dias você vence essa batalha, outros você a perde. Os dias de vitória estão sempre perdidos na pilha de dias de derrota.

7- Concorrência

Uma coisa com a qual você pode contar — sempre haverá alguém melhor que você. Mas no setor de TI não é uma proporção de 1:1. Em vez disso, parece que para cada um de você há uma centena de profissionais de TI que são mais espertos, mais rápidos e melhor equipados. Essa relação é rapidamente convertida em cifrões. Lembre-se: o panorama está mudando constantemente e, se você não puder acompanhá-lo, não poderá ser contratado ou permanecer empregado. Quanto mais tempo estou neste negócio, mais percebo que é um jogo para jovens. Ser tão ágil quando necessário, ser capaz de trabalhar as horas necessárias... tudo isso conta. Não estou dizendo que nós, pessoas mais velhas, não podemos trabalhar nesse ramo. Nós podemos. Mas a cada dia que trabalhamos é outro dia que terá ainda mais concorrência adicionada ao meio, e ela é feroz.

8- A nuvem

Toda vez que ouço um ator na TV falar a frase "na nuvem" quero puxar meus cabelos e chutar a televisão. A nuvem tem sido um dos aspectos da TI cuja definição tem sido, e provavelmente sempre será, em fluxo. O que exatamente é a nuvem? Devo usá-la? É a nuvem é segura? Quanto custa a nuvem? Sou golpeado por essas perguntas o tempo todo. Em muitos casos apenas respondo perguntando aos clientes se eles já usaram o Google Docs. Caso respondam "sim", eu lhes digo que já estão usando a nuvem. Leia: O que é computação nas nuvens. Mas isso nunca é satisfatório. Clientes e usuários finais querem que a nuvem seja uma experiência mágica, que vai fazer com que todo o seu trabalho seja mais fácil, melhor e mais rápido. Se eles soubessem a verdade...

9- Falta de normas

Nossa vida seria infinitamente melhor se algum tipo de padrão pudesse ser aplicado, de forma generalizada, em TI. Muitos projetos de código aberto têm feito tudo o que podem para cumprir um conjunto de normas, apenas para serem derrubados por um software proprietário. Os fabricantes de software proprietário querem conservar seu código fechado e em não conformidade com as normas para que possam manter seus resultados tão estáveis quanto possível. Eu realmente entendo. Contudo, enquanto se recusam a obedecer a qualquer tipo de padrão, eles estão causando tremendas dores de cabeça aos usuários finais e profissionais de TI em uma base diária. Não há nenhuma razão para que as normas não possam ser seguidas sem impedir que os fabricantes de software proprietário promovam uma matança.

10- Respeito

Profissionais de TI deixam uma sensação de amargo na boca do público em geral. Por quê? Existem muitas razões. Foram enganados e prejudicados anteriormente por consultores que pareciam apenas querer vender-lhes coisas maiores e melhores. Tanto tempo se passou e tão desiludido tornou-se o público, que os profissionais de TI têm dificuldade em conquistar respeito. Ah, claro, quando te veem entrar pela porta você é o melhor amigo deles... naquele momento. Contudo, no minuto em que resolve aquele problema de "iminente destruição", é hora de te darem o fora ou insistir para que você faça mais do que foi contratado para fazer (ou mais do que você tem tempo para fazer).

Texto por: Jack Wallen

 

JUNTE-SE À DISCUSSÃO
Faça um comentário sobre este assunto
Enviar
  • Reinaldol Reinaldol Nível 1 Perg. 0 Resp. 8
    Há 1 ano
    Pois é, tenho 49 anos, sou da época do msdos, windowsNT, Mainframe, sempre trabalhei na área da informática, e hoje estou desempregado, faz mais de 1 ano e meio, não tenho faculdade, nem cursos especiais, aliás fiz só um no senai de especialista básico linux e só, já desisti dessa área, depois dos 30 anos acho que não que não temos mais chance de trabalhar nessa área e eu com 49 já éra mesmo.
    1 Responder
  • Thiago Biohazard Thiago Alexandre Biohazard Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    Meu pai trabalhava com isto também, e era mt massante, salario menor que de funções basicas... resultado ele agora esta muito mais tranquilo, trabalhando de porteiro em predio de luxo e com salario maior, sem stress.Eu estou com 29 anos e abandonei a faculdade de ciencias da computação pois vi que nao era bem o que queria... Estou na area de engenharia civil agora mas ainda estou super indeciso do que fazer e preocupado tb.
    0 Responder
  • Alberto Silva Alberto Silva Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    Continue Thiago, você não irá se arrepender lá na frente. Muito antes de T.I já existia engenheiro civil, muitas profissões dentro de T.I já desapareceram com surgimento de ferramentas que dispensam um profissional. Ou seja, você daqui vinte anos será um engenheiro experiente e respeitado por suas obras imortalizadas em concreto e ferro, diferentemente do que em T.I, que certamente não chegaria nem aos 50 anos, seria substituído certamente por garoto de 20 com a cara cheia de espinhas.Como disse o colega mais acima, "T.I caminha como as profissões de relojoeiro, sapateiro entre outras que foram engolidas pela descartabilidade das coisas".
    0 Responder
  • Anderson Wernek Anderson Wernek Nível 1 Perg. 0 Resp. 2
    Há 10 meses
    Thiago, faço as minhas as palavras do Alberto Silva. Aproveite esta oportunidade.
    0 Responder
  • Golimar Golimar Nível 1 Perg. 0 Resp. 2
    Há 11 meses
    Tenho 35 anos e tenho vivido só de freelas, as coisas estão muito ruins mesmo, agências, só as grandes resistiram pq as pequenas estão todas fechando. E pra quem diz que a idade não influi está enganado, pois muitos preferem contratar um cara jovem onde eles sabem que não vai exigir um salário maior do que uma pessoa mais velha que provavelmente terá mais experiência e exigirá um salário maior(e não um salário de fome)
    0 Responder
  • Nery Nery Nível 1 Perg. 0 Resp. 2
    Há 1 ano
    ...finalizando minha graduação em Analise e Desenvolvimento de Sistemas gostaria de expressar meu ponto de vista em complemento deste tópico; De fato lidamos com todas estas dificuldades em nosso cotidiano, mas o principal aspecto que nos assombra constantemente em nossa rotina é a concorrência. Não vejo a concorrência como um fantasma. Fato é que nossa cultura não nos valoriza como a exemplo de países mais desenvolvidos. Grande parte das Organizações, ainda não se deram conta da importância do Dado, do Gerenciamento preciso da Informação, da transformação de informação em Conhecimento, do Profissional do Conhecimento que somos nós. Estamos circundados de processos ultrapassados e cada dia mais impossíveis de se manter. Obter certificações como certas Oracle da vida, CISSP, MCSE... que nos permitiria alcançar altos patamares $, é ainda privilégio para poucos. Com tudo, um dos Professores que tive no semestre passado me abriu os olhos para outra realidade: "Não basta ser um bom TI, você precisar se um bom TI e algo mais...";fica meu comentário galera,abraço.
    1 Responder
  • Caio Araújo Caio Fábio de Araújo Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    Vc acha mesmo que o mercado olha para as certificações? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkNão conhece o mercado de trabalho ainda!
    0 Responder
  • Nery Nery Nível 1 Perg. 0 Resp. 2
    Há 1 ano
    E ai Caio!!! Creio que depende muito no nível de interação meu caro. Há mercados e mercados... Se você pleita um mercado onde tenha que sujeitar aos baixos salários e inclinar a explorações, concordo. Não há mesmo necessidade de certificações. Porém, mesmo em ambientes onde a moralidade e interesses pessoais predominam, sem o minimo de instrução acadêmica certificada, nem se eleger a tais processos é possível (Prestar Concursos Públicos) como por exemplo.:D
    0 Responder
  • Anuária Cantuária Anuária Cantuária Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    Afff, que matéria RIDÍCULA! Em quase TODAS as áreas vc vai ver isso (sabe como é ser Gerente Financeiro de empresa grande? Procure saber). Sou da área de TI e é estressante sim, como qualquer outra área que vc tenha que se DEDICAR e FAZER SEU TRABALHO DIREITO. Nem todas as empresas são como citado aqui. Não caiam nessa generalização.
    1 Responder
  • José Barbieni José Carlos Barbieni Nível 1 Perg. 0 Resp. 9
    Há 1 ano
    Embora tenha feito informática na E.T.E.C, nunca exerci a profissão, mas sempre usei o que aprendi no meu dia a dia, infelizmente nas escolas se vende a ideia de que o mercado TI é algo extremamente rentável, que vai se tornar um profissional de uma multinacional, etc.Outro ponto negativo é que com a popularização da informática, não há tantos "leigos" assim, afinal, perguntar ao Google ou ver um tutorial no You tube parece resolver qualquer coisa. Talvez a coisa a caminhe como as profissões de relojoeiro,Sapateiro e outras que foram engolidas pela "descartabilidade" das coisas.
    0 Responder
  • Simplex Simplex Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    Cara, pode cre.
    0 Responder
  • Fenrir Fenrir Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    Nada dito aqui é mentira... Meus parabens pela clareza em divulgar nossa ingrata profissão XD rsrs
    0 Responder
  • Oliveira Bruno Oliveira Bruno Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 ano
    Realmente muitos pontos passados aqui vão de encontro com o que falaram, tanto no post quanto nos comentários, e de fato não dá para saber se há possibilidade de melhora nessas áreas, afinal as empresas não investem no setor, mesmo sendo de TI o foco principal da empresa.
    0 Responder
  • Fagner Bezerra Fagner Bezerra Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 11 meses
    É realmente são pontos verdadeiros e que pra ser sincero me causa um "medo" mais em contra partida uma paixão tão loca de aprender mais e ser ainda mais útil, nao apenas para empresas mais para o mundo, ou vamos dizer que resolver algo que alguém até aquele momento ainda nao conseguiu resolver e no minimo satisfatório e feliz! no mais obrigado Jack Wallen por compartilhar conosco o texto acima!
    0 Responder
  • carregar mais
Últimas publicações
TOPO