Você é daquelas pessoas que gosta de futricar com aparelhos, configurar coisas e ir afundo para descobrir até onde as coisas podem chegar, matemática e lógica são seus pontos fortes? Saiba que estas características são essenciais para um bom profissional de tecnologia da informação. O mercado de tecnologia carece muito de novos profissionais, a acensão da área já vem de alguns anos e a necessidade por profissionais está maior do que a capacidade de formação destes. Veja também: Quais são as áreas de atuação em TI.

No Brasil a área de TI foi a que mais abriu vagas de emprego no período de 2009 a 2012, foram mais de 49 mil oportunidades, cerca de 16% do total de empregos abertos de todas as áreas neste período. Os dados são do estudo Radar: Perspectivas Profissionais - Níveis Técnico e Superior, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado dia 03/07/2013. 

Os profissionais de TI do Brasil encontrarão um mercado em expansão e com poucos competidores qualificados para vagas em áreas como gestão de redes, telefonia IP e segurança online. A informação é da consultoria IDC, que prevê um agravamento na carência por profissionais de tecnologia no Brasil até 2015. Hoje existe atualmente uma carência de 39,9 mil profissionais de tecnologia em nosso país, até 2015 este número deve crescer para 117 mil vagas abertas, segundo o IDC.

Este número de vagas por si só já seria um bom argumento para você pensar seriamente em atuar na área. Mas o que fazer para iniciar? Leia estas 5 dicas abaixo para iniciar o rumo ou novo rumo na sua vida.

1 - Escolha a área de atuação

Em tecnologia existem diversas áreas em que se pode atuar, dentre elas: programação desktop, programação web, web design, segurança digital, marketing digital, analista de sistemas, analista de redes, administrador de sistemas operacionais, analista de suporte e agora surgiu oficialmente uma nova função de testador de software, leia este artigo e veja em detalhes o que o testador de software faz, profissional cujo empenho é procurar erros em programas, assegurando assim uma melhor confiabilidade e qualidade no software final que é entregue aos usuários, no Brasil já são mais de três mil profissionais certificados. Este é um ramo novo e em forte acensão no mercado nacional. Veja uma lista de áreas de atuação.

Se sua afinidade maior é para a parte de hardware, ou seja, se você gosta de mais de montar e desmontar as coisas, atuar na área de suporte de aparelhos ou em redes de computadores pode ser uma ótima saída. Agora se você prefere operar com dados, a área de programação por si só abrange diversas funções, desde programador de software para desktops, aqueles cujo são instalados no próprio computador, até a programação web, onde o profissional vai atuar criando sites, lojas virtuais e até mesmo sistemas que operam na internet. 

Tem maior afinidade com desenhos, web design é um ramo mais voltado a área de publicidade e propaganda mas opera diretamente com os profissionais de programação, pois o web designer é aquele que elabora toda a parte gráfica e a programação de telas desta parte gráfica. 

Segurança digital é outro ramo em acensão, com a chegada de cloud computing, a necessidade por segurança das informações que estão na nuvem é mais que redobrada. Ter um sistema seguro e saber guardar as informações com maior segurança, evitar que informações vazem e que hackers invadam o sistema para roubar estas informações é a função do profissional de segurança da informação. 

2 - estudar, estudar e estudar

Se você é daqueles que pensou que ao sair do colégio iria diminuir seus estudos, pode começar a se desesperar. Após a escola é que os estudos realmente começam. Para melhorar um pouco a situação, pense que você estudará algo que tem um interesse maior. 

As faculdades e universidades hoje tem apresentado uma demanda de vagas grandes para as áreas de tecnologia, mas não o se formam pessoas suficientes para a demanda do mercado nacional. Começar um curso superior é um grande passo para iniciar sua carreira em tecnologia. 


Estude tecnologia

Não tem dinheiro para cursar uma faculdade particular? Não tem problema. Existem cursos técnicos que lhe trarão um conhecimento muito bom na área, assim você poderá depois do curso prestar um estágio ou até mesmo já começar a trabalhar para então ganhar um dinheiro e ingressar em um curso superior. 

Cursos técnicos on-line são uma ótima solução para conhecer novas áreas em TI, assim como aumentar a sua abrangência de conhecimento. Ler artigos, acompanhar profissionais que atuam no mercado pode ser uma ótima oportunidade para saber o que está acontecendo. Se manter atualizado é um requisito básico para o profissional de TI.

Participe de fóruns, ajudar os outros e fazer perguntas são uma ótima forma de aprendizado e troca de experiências. 

3 - Procurar um emprego

Por mais que os cursos e sua pesquisa própria lhe trarão um conhecimento até avançado, nada melhor do que atuar na área para realmente aprender, a obrigação por cumprir tarefas será um prato cheio para seu aprendizado. 

A experiência que tive no primeiro emprego foi ótima, iniciei trabalhando meio turno e tudo que podia aprender eu buscava me aprofundar mais, pesquisava sozinho a noite, estudava pela manhã, trabalhava a tarde e me dedicava a aprender mais a noite. Durante seis meses foi uma batalha pelo aprendizado, nunca ter atuado com programação web foi uma barreira enorme para eu dar o primeiro passo na minha carreira. A perseverança e desejo pelo que estava fazendo foram os impulsos necessários que tive para continuar esta árdua caminhada, hoje com 8 anos de experiência posso me considerar um programador até avançado, mas há muito ainda que aprender.

4 - Acompanhe outros profissionais

Acompanhar profissionais que atuam a algum tempo é uma ótima forma de se manter atualizado, estas pessoas sempre vão compartilhar coisas úteis que lhe traçarão o caminho das pedras. Torne-se amigos destas pessoas, elas não mordem. Só não seja um carrapato ou um stalker, você pode fazer perguntas as pessoas, mas não o dia inteiro. 

Lembre-se de procurar seguir mais profissionais, estude quem está se sobressaindo e veja o que esta pessoa fez para chegar onde está. A diversidade de profissionais que seguir vão trazer informações diversas também, é uma ótima forma de expandir a sua mente e abrir horizontes. 

5 - Estude línguas

Aprender outras línguas, principalmente o inglês é fundamental para atuar em TI. Muitas informações, livros e artigos técnicos são escritos em inglês, ter a capacidade de ler estas ricas informações vão fazer com que você já dê um passo a frente da grande maioria dos outros profissionais. 

Conclusão

Se hoje fosse para eu começar tudo de novo, pode ter certeza que encararia tudo novamente. Lembre que aprender com os erros é fundamental.

Não gostou de tecnologia veja 10 razões para parar de trabalhar com TI.

E a sua experiência como profissional de TI, onde você acertou, onde errou, comente, vamos discutir sobre a nossa tão amada profissão!