Carreira de TI: Eficiência vs eficácia

Os termos Eficiência e Eficácia são muito questionados e exigidos dos profissionais nos diversos segmentos do mercado brasileiro, e porque não dizer mundial? A procura por colaboradores que satisfaçam a soma dessas qualidades é um desafio para o empreendedorismo.

Por | @arilsonjunior Carreira em TI

Os termos Eficiência e Eficácia são muito questionados e exigidos dos profissionais nos diversos segmentos do mercado brasileiro, e porque não dizer mundial? A procura por colaboradores que satisfaçam a soma dessas qualidades é um desafio para o empreendedorismo. Saiba algumas dicas de quando e como desempenhar os diferentes papéis especificamente na carreira de Tecnologia da Informação.

As diferenças


Eficiência: O termo Eficiência é designado numa visão macro, ao desempenho de uma atividade. Aos processos realizados para chegar a um objetivo, as metas estabelecidas e concluídas com excelência.
Eficácia: O termo Eficácia aplica-se ao resultado final de uma atividade, a conclusão positiva de um objetivo.


O profissional Eficiente


Ter um bom desempenho e manter um feedback proativo são qualidades muito bem reconhecidas em organizações com postura observativa e exigente nos papéis submetidos aos seus colaboradores. A sincronização do ambiente empresarial, e de suas metas e objetivos para com o profissional eficiente, deixam de ser um desafio custoso e passa a ser simplesmente, mais um desafio.


Produtividade acelerada ou qualidade?


Existem três variáveis na administração que nunca se completam: Tempo, Custo e Qualidade. Na carreira profissional não é diferente, a prestação de serviço contempla essas variáveis que necessitam ser muito bem balanceadas pelo prestador. Na Tecnologia da Informação a agilidade nas tarefas empregadas é uma qualidade que pode fazer muita diferença dentro do grupo de trabalho, porém a qualidade nos resultados é algo que reflete como referência ao profissional que a desempenhou. O ideal é procurar agregar as duas variáveis.


Eficiência VS Eficácia


“Se eficiência é a busca por melhores métodos e procedimentos para atingirmos um objetivo e eficácia é o resultado alcançado com foco na satisfação, fica claro que os dois processos são importantíssimos para qualquer empresa ou pessoa. Portanto, devemos criar estratégias de ação, planejar passo a passo e analisar nossos processos de atuação e o modo que estamos fazendo as coisas para assegurarmos a eficiência e a eficácia em nossas vidas.” (Rogério Novaes - Consultor e Palestrante).

O gerenciamento das informações adquiridas em um ambiente de trabalho relacionado com Tecnologia de Informação é algo que requer uma flexibilidade no tratamento da comunicação e conclusão de análises por meio destas. As informações relacionadas com tecnologia, hoje, possuem uma característica de mudança em um curto prazo, o que exige cada vez mais dos profissionais envolvidos nesta área. Definir um perfil Eficiente ou Eficaz não é uma boa estratégia competitiva na carreira de TI ou em outros segmentos do mercado. Ser somente eficaz é um risco, a eficiência na rotina trabalhista é algo primordial, com ela se consegue atingir metas com sucesso. A falha no sucesso dos objetivos traçados por meio de uma boa eficiência é algo difícil de acontecer, uma boa eficiência quase sempre resulta em uma boa eficácia.

Um profissional Eficiente e Eficaz possivelmente conseguirá atingir suas metas e objetivos com resultados positivos.

Sendo eficiente e eficaz!


Dez características importantes na formação de um profissional eficiente e eficaz:
1 - Comprometimento
2 - Responsabilidade
3 - Proatividade
4 - Qualidade
5 - Honestidade
6 - Organização
7 - Comunicação
8 - Espírito de Equipe
9 - Postura
10 - Flexibilidade

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