Dicas para carreira em TI

A cada dia que passa a concorrência na área de tecnologia aumenta, mas as empresas alegam que estão encontrando dificuldade para preencher as vagas. A principal dificuldade encontrada é a falta de mão de obra qualificada. Aqui já vai a primeira dica, a formação acadêmica é indispensável.

Por | @blogdoimamura Carreira em TI

A cada dia que passa a concorrência na área de tecnologia aumenta, mas as empresas alegam que estão encontrando dificuldade para preencher as vagas. A principal dificuldade encontrada é a falta de mão de obra qualificada. Aqui já vai a primeira dica, a formação acadêmica é indispensável.

Embora muitos profissionais acreditem que apenas conhecimentos técnicos são suficientes, o mercado mostra o contrario, um dos pré-requisitos da maioria das vagas é a formação acadêmica. É claro que as certificações na área de TI são muito importantes, mas elas sozinhas não são garantia de emprego. Outra dica que nos tempos atuais se aplica a todas as carreiras é saber falar inglês. Apenas o inglês técnico não basta já que este é considerado uma obrigação, pois é uma ferramenta de trabalho.

Profissionais de TI são muito bons na hora de lidar com máquinas, mas saber lidar com pessoas é outra característica que vai ajudar na carreira. A grande maioria dos profissionais começa na área técnica e precisa saber orientar usuários e dar treinamentos. Com o passar do tempo se tornam líderes e gerentes que precisam interagir com muitas pessoas e entender de negócios.

Uma prática comum nas empresas para sanar esta dificuldade de preencher suas vagas é o treinamento de estagiários, mas com o passar do tempo eles são disputados pelos concorrentes.Se você receber uma proposta da concorrência fique atento e avalie alguns pontos para ter certeza se a troca de emprego realmente é uma boa opção. O primeiro deles é saber que remuneração não é apenas salário! Um conjunto de benéficos e um salário razoável podem compensar muito mais do que apenas um salário alto sem nenhum beneficio.

Analisar o ambiente de trabalho da empresa que esta oferecendo uma proposta esta diretamente ligado à qualidade de vida e isto favorece o bom desempenho do profissional. Avalie as perspectivas de crescimento dentro da empresa, caso deseje encontrar novos desafios profissionais é interessante perguntar na entrevista de emprego se existe um plano de carreira na empresa.

Independente da decisão que você tome, lembre-se sempre de criar e o mais importante manter um bom networking. Networking é muito mais do que simplesmente fazer aquela troca de cartões. É necessário manter o relacionamento profissional vivo, pois quando oportunidades surgirem as pessoas vão lembrar de você e te indicar. Mande e-mails, convide para um almoço, marque encontros periódicos, mas nunca deixe de dar noticias.

Outra forma de conhecer muitos profissionais é participar de fóruns da sua área. Responda perguntas, compartilhe novos conhecimentos, interaja com os outros participantes. Os usuários que respondem muitas perguntas e sempre estão ativos no fórum começam a ganhar status e se tornam referencia na sua área.

Ter um site ou blog também ajuda bastante. Esta mídia é um canal para você mostrar seus trabalhos, seus conhecimentos, indicar eventos, etc. Você poderá se tornar a fonte de informação para diversos profissionais. Se você ainda não esta no mercado de TI, analise bem antes de entrar. Existem diversos pontos críticos que é bom você estar ligado. Recomendo que você leia o artigo “10 razões para parar de trabalhar com TI”. Neste artigo Henrique Guedes toca em pontos importantes como o estresse, a cadeia de comando, questões de tecnologia, concorrência, cloud computing, a falta de normas, entre outras coisas que vale a pena pensar antes de entrar de cabeça neste mundo tão complexo.
Agora que você já conhece essas dicas utilize-as para dar impulsionar sua carreira.

Mais sobre: carreira profissional de ti
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Destaquesver tudo