Relação processo x qualidade

7° Dicas para o sucesso

Por | @qualidadebrasil Negócios
A muito coisa que se mantem a sete chaves neste processo de implantação
de um sistema da qualidade, mesmo ainda que o mesmo seja favoravel para os processos
envolvidos, existe a chamada "resistencia" por parte das pessoas que vivem o dia a dia
do chamado CHÃO DE FABRICA, por isto segue algumas dicas de experiencia propia.

Nunca será você o unico a determinar alguma ação, ou seja indiferentemente de sua
avaliação de processo produtivo o mesmo tem de ser discutido e planejado com todos
os envolvidos diretamente, pois eles é que na realidade vão vivenciar na pratica
o peso de uma ação tomada para melhoria de um processo, é otimo o pensamento de se aplicar o
BRAINSTORMING para elevar a ideia do trabalho em grupo, e não mais nada sensato do que pensar
que o trabalho em grupo traz resultados mais prosperos e eficientes.

Avaliar os numeros negativos ou positivos é função da qualidade, pois é ela que estara
a frente de qualquer alternativa a ser seguida, ou seja todo o gerenciamento de um indicador
deve estar sob responsabilidade do setor qualidade, mas para que isto aconteça, lembre-se de
que as pessoas dos processos, são as melhores chaves para discussão dos numeros.

Implantar um mudança no processo é fácil, o dificil é envolver como um todo o grupo,
realize reuniãos sistematicamente e faça o chamado exercicio dinamico, faça com que as pessoas
estejam em foco, ou seja , faça com que elas identifiquem atraves de suas atividades, pontos
fundamentais a serem avaliados.

Gerenciar, não é mandar, o gerenciamento de um sistema de qualidade, é nada mais e nada menos
do que você durante a sua permanecia nesta função, fazer com que o mesmo funcione de modo a se tornar
um vinculo principal entre duas palavras, EFICIENCIA E AGILIDADE.

Muitas vezes o setor qualidade é criticado por ser critico ao avaliar um processo, faça com que isto
não seja assim, de que forma ? simples envolva não só as pessoas do processo e sim você mesmo, pois é!inumeras vezes
o sistema da qualidade faz com que você esqueça de que sua função principal é ser participativo no dia a dia, e não
somente quando é hora dos indicadores.

Realizar treinamentos, é algo dificil quando se pensa assim, quando você realizar um treinamento, faça novamente
de que estas pessoas se integrem no mesmo, use novamente a dinamica de grupo, realize tarefas em grupo,discussão em grupo,
uma musica de fundo, faz com que a tarefa de ficar 2 horas ouvindo uma pessoa falando se torne algo mais agradavel.

Foco no ser humano e fundamental, por isto o sistema da qualidade não há de ser peso, e sim uma forma de se
realizar um trabalho ao qual não apenas a expressão se torna favoravel aos indicadores como o relacionamento dos
envolvidos, há algum tempo fiz parte de um grupo de estudo ao qual nosso foco era saber qual o percentual de um numero de
100 pessoas de uma mesma empresa estariam envolvidas de corpo e alma com a qualidade, e veja o resultado.

35% A QUALIDADE É SIMPLEMENTE INDIVIDUAL, E NÃO SEMEA A IDEIA DO TRABALHO EM GRUPO
15% A QUALIDADE NÃO DIVULGA SISTEMATICAMENTE SEU TRABALHO
20% A QUALIDADE É APENAS UM SETOR DE PAPEL, E NÃO COM VALORES HUMANOS

E APENAS 30%

A QUALIDADE:

- DIVULGA SEUS TRABALHOS;
- REALIZA DINAMICA DE GRUPO;
- PARTICIPA DO DIA A DIA DE SEUS PROCESSOS;
- E VALORIZA O FATOR HUMANO.

ABRAÇOS
ATÉ A PROXIMA

Relação processo x qualidade

Mais sobre: ISO 9001 ISO QUALIDADE
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