Olá. Neste tutorial, você vai aprender a criar um servidor FTP. Antes de mais nada, é necessário saber o que é FTP e para que serve. FTP é a sigla de File Transfer Protocol, Protocolo de Transferência de arquivos. Num site FTP, o usuário poderá baixar os arquivos disponíveis e, em alguns casos, poderá hospedar arquivos também. Os sites FTP são diferentes de um site comum (HTTP). A principal característica deles é que ao invés de apresentar escritas, banners, figuras, etc, são exibidos arquivos e pastas, tal como acontece no Windows Explorer. Podemos citar como exemplo o FTP da Microsoft (ftp://ftp.microsoft.com/).
Se você gostou do FTP da Microsoft e gostaria de fazer um site igual, você precisará do seguinte:


- Um Servidor FTP

- Um domínio

- Um atualizador de IP (se o seu IP for dinâmico)

1. Servidor FTP

Este é o componente básico para que seja possível a criação do site FTP. Servidor FTP é o programa responsável por determinar quais arquivos devem ser compartilhados, além de outra funções básicas. Um dos melhores e mais simples de usar é o CesarFTP que pode ser baixado aqui.
Após instalar o servidor, abra-o clicando no atalho da Área de trabalho ou usando o Menu Iniciar. Feito isso, clique no botão User Groups settings da janela principal do programa.

Na nova janela que abrir, clique no botão Add User. No campo User/Group name digite o seu nome. Agora, se você quiser criar um site FTP privado, onde apenas algumas pessoas podem entrar, preencha o campo Login com um nome de usuário, marque a caixa Password e digite uma senha. Dessa forma, só terá acesso ao seu site quem souber a senha. Agora, se você quer criar um site aberto à todos, simplesmente clique no botão Anonymous Access, deixando a caixa Password desmarcada.

Agora clique em File Access Rights. Irá surgir uma janela dividida em duas partes: a de cima mostra os seus arquivos e a de baixo, os arquivos que irão aparecer no FTP. Arraste para a parte de baixo, os arquivos que você deseja compartilhar.

Se quiser criar uma nova pasta no seu FTP, clique com o botão direito do mouse no painel inferior e clique em Add a virtual directory.
Quando terminar de compartilhar os seus aruqivos, clique em Close.
Pode parecer incrível, mas o seu servidor está pronto e já pode ser acessado. Para acessar o seu site, conecte-se à Internet, em seguida clique em Server options, na janela principal. Na guia IP Configuration veja aqul é o seu IP olhando na coluna Home IP. Agora que você já sabe o seu IP, digite-o o precedido de 'ftp://' na barra de endereços do seu browser (Ex.: ftp://127.0.0.1). Se o site abrir, significa que foi configurado corretamente.

1.1. Controlando o acesso

Quando um usuário entra no seu FTP, você será notificado e poderá monitorar tudo que ele fizer por lá. Vc pode fazer isso clicando no menu Statistics e em seguida em Show. Vc também pode determinar se os usuários poderão acessar o seu site em um dado momento. Para isso, basta clicar no ícone de Semáforo da barra de ferramentas. Quando ele mudar para vermelho, o seu servidor será fechado e nenhum usuário poderá entrar e, quem já estiver navegando, será desconectado do FTP e as atividades serão canceladas. Clicando no ícone de um cadeado, o semáforo mudará para amarelo e o seu servidor ficará fechado apenas para quem quiser entrar, mas os usuários que estiverem navegando no momento continuarão lá. Clicando novamente no ícone de semáforo, ele mudará para verde, o que significa que o servidor está aberto para quem quiser entrar.

2. Criando um domínio

Vc pode acessar o seu servidor pelo IP, mas a melhor forma de acessar o seu servidor é através de um endereço. Se você tem IP dinâmico (q muda a cada conexão à Internet), seria totalmente inviável a divulgação do mesmo, já que mudaria na sua próxima conexão e ficaria inacessível. E quem tem IP fixo (q não muda nunca) poderia divulgá-lo normalmente, mas isso poderia atuar como uma brecha de segurança já que muitas pessoas mal-intencionadas poderiam usá-lo para invadir a sua máquina e fazer mil coisas em seu micro. Para evitar isso, é necessário configurar um domínio para o seu site. Um domínio, nada mais é do que um endereço fixo. Para registrar um domínio GRATUITAMENTE, acesse o site www.no-ip.com, clique em Sign-up e preencha o formulário corretamente. Vc receberá um e-mail com a confirmação do seu cadastro. Então faça o login no site através do seu e-mail e da senha que você criou no cadastro e, no lado esquerdo da página, clique em Add. Defina um host e uma terminação para o seu endereço. Por exemplo, se você escolheu como host arquivos e a terminação no-ip.com, seu endereço será ftp://arquivos.no-ip.com. Digite o seu endereço IP e clique no botão Create Host. Se você tem IP fixo, não precisa fazer mais nada porque o seu site já está configurado. Agora é só usar o endereço que você criou para acessá-lo. Se você tem IP dinâmico precisa seguir o passo seguinte.

3. Atualizador de IP

Baixe o atualizador de IP do No-IP neste link. Após a instalação, entre com o seu e-mail e senha cadastrados no no-IP. Marque a caixa ao lado do seu host e clique no botão Options. Na guia Standard marque a primeira caixa de diálogo se estiver usando Windows9x/Me ou marque a segunda caixa se estiver usando Windows NT, 2000 ou XP. Por fim, clique em OK. Pronto, o seu servidor FTP está devidamente criado e configurado. Agora é só divulgar o endereço.

OBSERVAÇÃO: Como vocês podem ver nas páginas seguintes, muitos usuários de Internet banda larga (ADSL) não conseguiram criar o seu servidor FTP. Isso se deve pelo motivo que os serviços de banda larga bloqueiam certas portas do modem impedindo que os usuários criem servidores FTP pessoais. Felizmente, isso foi resolvido com o tópico Servidor FTP x ADSL Brasil Telecom (Turbo) criado pelo moacir_79.
Portanto, quem quiser criar um servidor FTP usando banda larga, deve acessar o tópico e seguir as instruções disponíveis lá.

Fonte: Fórum Baboo