De cada dez blogueiros, sete postam mensagens apenas por hobby, satisfação pessoal, falar o que vem à mente... Os demais, entretanto, veem a blogosfera como um espaço de crescimento profissional. É o que revela a sexta edição do estudo “State of Blogosphere”, realizado pelo indexador Technorati com cerca de 2,9 mil blogueiros em todo o mundo. A primeira parte da pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (19/10) e mais dados devem ser revelados ao longo da semana.

O Technorati aponta que a influencia dos blogs chegou às empresas e governos, impactando inclusive em eleições e revoluções mundo a fora e sem distinção de idade, sexo ou espaço geográfico. Por isso, o estudo deste ano traça quatro perfis de blogueiros.

O primeiro deles é o de “hobbysts”, 72% do total de blogueiros que não estão interessados em ganhar dinheiro com suas páginas. O segundo grupo, correspondente a 15% dos escritores virtuais, é formado por profissionais que veem o blog como um complemento à renda ainda que não considerem “blogar” um trabalho profissional. Sete a cada dez deles querem atrair novos negócios ao mesmo tempo que compartilham seus conhecimentos.

O menor grupo, de 4%, é formado pelos profissionais da blogosfera e demonstra o interesse de organizações nesse universo. Eles, geralmente, são contratados para blogar para empresas.

Já o grupo que mais chama atenção é o de “auto-sustentáveis”, ou aqueles que vivem do blog. Esse grupo é formado por 9% dos blogueiros entrevistados e um a cada dez deles passam 40 horas semanais ou mais blogando. Cerca de 70% deles dizem que possuem um blog sua própria empresa ou negocio enquanto 22% apontam que o “blog é sua empresa”. Para seis a cada dez, a quantidade de pageviews é mais importante que a satisfação pessoal e 88% utilizam o Twitter para inundar suas páginas com visitantes.

Tendências


Em comparação a 2008, o “State of Blogosphere” indica algumas mudanças nesse meio. Ano passado, os blogs se consolidaram como meios de comunicação, atraindo marcas e gerando um novo tipo de profissional. Agora, o Technorati aponta para a consolidação desse tipo de profissional, a rentabilização da atividade, o impacto em assuntos como política e a ascensão de serviços como o Twitter – uma das tendências mais fortes para esse ano.

O estudo completo pode ser visto aqui.

Fonte: B2B Magazine