Conceito de Inovação - Open Innovation - Inovação Aberta

Passaram-se alguns dias e assisti uma entrevista no canal Management TV com o Prof. Eric von Hippel , chefe e professor do grupo de empreendedorismo e inovação do MIT Sloan School of Management (Aqui link para um dos MITopencourseware de inovação).

Por Empreendedorismo Pular para comentários
No artigo anterior falei de inova??o e o conceito de inova??o aberta. Passaram-se alguns dias e assisti uma entrevista no canal Management TV com o Prof. Eric von Hippel , chefe e professor do grupo de empreendedorismo e inova??o do MIT Sloan School of Management (Aqui link para um dos MITopencourseware de inova??o).

E um dos pontos tratados, na entrevista, eu esqueci-me completamente de mencionar no artigo anterior.? a perspectiva da inova??o aberta com a participa??o do cliente, usu?rio do produto ou servi?o. O usu?rio ? um ator fundamental e tem que ser ouvido. Com a velocidade com que se desenvolve o mercado e a tecnologia, as empresas, internamente, n?o t?m condi?es de acompanhar esse desenvolvimento e manterem-se competitivas.

A ?nica forma ? desenvolverem uma ?co-inova??o?, isto ?, partirem para a vis?o da inova??o aberta. Embora o discurso seja bonito, segundo o Prof. von Hippel, ainda existe uma resist?ncia interna muito grande, nas empresas, para aderir a esse modelo. Isto ? relacionado ? cultura organizacional e aos temores em rela??o ? mudan?a que provocar? em toda a estrutura e processos da empresa.

Com a Internet, as redes sociais ou os ?grupoware? (quando v?rias pessoas se juntam para discutir ou desenvolver um tema, por exemplo no Ning) os usu?rios ou interessados em um assunto discutem e sugerem alternativas, novas solu?es, melhorias, cooperam e colaboram entre si, etc., isto ?, desenvolvem uma intelig?ncia coletiva poderosa que qualquer empresa ?inteligente? n?o pode mais negligenciar.

Insights que um usu?rio pode ter, podem levar anos para que a empresa tenha a mesma ideia ou que chegue a essa mesma conclus?o, logo, poupar? recursos se criar um canal direto com seu usu?rio e prestar uma REAL aten??o no que o seu cliente diz.

Uma outra perspectiva, que por acaso n?o ouvi nessa entrevista, mas que acabei de lembrar-me ? sobre a co-cria??o de valor entre empresas competidoras. Este aspecto foi desenvolvido por Prahalad e Ramaswamy, no livro O Futuro da Competi??o, em 2004.

Existem v?rias formas de cooperar, mesmo entre competidores, sempre acreditei nisso, mas n?o tive a grata de satisfa??o de conseguir viabilizar isso. Sempre que tentei, os olhares que recebia eram de que ?esse cara ? louco??

Esta perspectiva de coopera??o, principalmente na ?rea comercial, ? mais do que importante para as pequenas e medias empresas, cujos recursos s?o escassos e, se n?o juntarem esfor?os, a possibilidade de atingirem o mercado global ficar? prejudicada, ou mesmo inviabilizada.

Fazendo uma analogia, o que acontece ? o chamado ?dilema do prisioneiro?, da teoria dos jogos. Sucintamente, se eu entregar o outro primeiro, eu saiu ganhando, logo, os dois entregam o parceiro e os dois saem perdendo. Ou, nenhum dos dois ?abre o bico? e os dois ?perdem menos? (melhor condi??o).

O que acontece, geralmente, no mercado, ? que os dois (ou tr?s ou mais) saem perdendo porque n?o ?conversam?.

Mas, para que tal procedimento funcione, a ?tica e transpar?ncia s?o fundamentais, a ?lei de gerson? n?o pode constar do dicion?rio. E, claro, esta interatividade n?o pode ser confundida com carteis ou monop?lios. At? parece que estou falando de ?mundos ut?picos?, mas a esperan?a ? a ?ltima que morre?

Bom, para n?o estender mais o assunto:

O site do Prof. Eric von Hippel merece uma leitura, para quem se interessa por inova??o e empreendedorismo.

E tamb?m dois livros que o professor disponibilizada segundo a Creative Commons Licence e que podem ser baixados nos links abaixo:

Democratizing Innovation

The Sources of Innovation

Boa Leitura!

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Mario Luis Tavares Ferreira
Mario Luis Tavares Ferreira Co-fundador de duas empresas de tecnologia e tem mais de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia e em gestão de empresas e desenvolvimento de negócios.
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