Criando o cursor
Vamos criar um cursor simples, constituído de um triângulo de cor cinza. Antes de começar a desenhar, vamos habilitar a opção para visualizar a grade no Flash clicando em Exibir > Grade > Mostrar Grade:



Agora vamos exibir as Réguas para podermos utilizar as linhas guias, clicando em Exibir > Réguas:



Para criar uma linha guia, basta clicar na régua e arrastar a linha para o local desejado. Como vamos criar um cursor que é um triângulo, precisamos configurar as linha-guia para que o desenho seja o mais perfeito possível. Dê um zoom grande na tela para que você possa ver bem a grade e configure sua linha guia:



Os locais indicados em preto na imagem serão os vértices do triângulo! Agora, selecione a ferramenta caneta:



Desenhe seu retângulo com a caneta, clicando nos pontos mostrados acima. Após ter feito o desenho, retire as linha guia para ver como ficou:



Volte para o zoom de 100% para ver o triângulo em seu tamanho real, selecione o triângulo e logo depois pressione a tecla F8 para convertê-lo em um Clipe de Filme:



Após ter convertido-o em um Clipe de Filme, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Ações:



Definindo as ações do Cursor

Esta é a parte onde definimos a programação que fará com que o Flash simule o efeito de cursor. Clique no + e escolha o caminho Ações > Controle do clipe de filme > startDrag (ou simplesmente aperte Esc+dr):



Selecione a linha startDrag e configure-a:



Em destino devemos colocar /ponteiro e habilitar a opção Bloquear mouse no centro para que o mouse fique no centro do Clipe de Filme. Agora selecione a linha onClipEvent e configure-a:



Devemos escolher a opção Mouse moviment para que o Clipe de Filme comece a ser arrastado quando o mouse for movimentado. Feche o painel de ações e selecione seu Clipe de Filme. Quando selecionamos o Clipe de Filme podemos dar um nome de instância à ele através do painel de Propriedades do Flash:



Dê o nome de ponteiro para que o Flash possa fazer a ação rodar normalmente. Agora, se você testar seu filme - Ctrl+Enter - verá que o Clipe de Filme é arrastado junto ao mouse quando o movimentamos mas o cursor "setinha" ainda está presente. Para eliminar o cursor "setinha" vamos utilizar mais uma vez as ações, portanto, clique com o botão direito no Clipe de Filme e escolha a opção Ações. Escolha o caminho Objetos > Filme > Mouse > Métodos > hide:



Agora é só testar o filme e ver seu novo cursor!!


Autor : André Felipe Fascina | Fonte: Baboo