Todos nós já fomos a um shopping, correto?

Sendo o shopping um ambiente fechado, onde na maioria das vezes existem duas portas, de entrada e/ou saída, porque nos sentimos perdidos lá dentro?

Porque quando procuramos uma rua achamos difícil encontrá-la e sempre perguntarmos a um jornaleiro ou a um taxista ?
Tudo isso se deve a falta de sinalização correta, que é um segmento do design gráfico.

A sinalização tem um papel muito importante para nós, em todos os aspectos, seja pra encontrar lugares, identificar riscos, perigos, proibições, etc. É um grande problema quando nos deparamos com endereços os quais não achamos e perguntamos a "n" pessoas que também não sabem... E você, já imaginou procurar um banheiro em um shopping onde não há placas indicativas? É um absurdo pensar nisso, mas são coisas que existem.

Ao entrarmos em um local com restriçoes, um simples pictograma nos trasmite a informação sem usar sequer uma letra, a exemplo do famoso PROIBIDO FUMAR, o círculo com bordas e com traço transversal vermelho indica proibição e logo entendemos.

Por isso a importância da sinalização. Placas de trânsito, pirulitos com o endereço das ruas e placas indicativas são indispensáveis a manutenção do cotidiano. E de quem é a culpa da má sinalização? Da prefeitura? E no caso dos shoppings, os donos?

Teoricamente sim, porque o investimento é feito em pavimentação, estruturação, etc. e ao se querer economizar, não contratam um designer para criar a sinalização adequada ao espaço compreendido. O material onde será aplicado a sinalização também custa caro porque deve ser algo durável, resistente a tempo, chuva, frio, etc. quando aplicado em sinalização externa e por isso também é deixado de lado.

O designer é quem tem a competência para criar com adequação o sistema de sinalização correto para diversos ambientes.
Em ambientes externos existe um padrão a seguir em relação as placas de sinalização urbana e de trânsito.
Mas a sinalização dos locais podem e devem ser diversificadas e atraentes, de preferência, para chamar a atenção do público. Uma coisa que funciona muito bem são os letreiros de sinalização de bancos, por exemplo, no topo dos prédios. Além de criativo, promove a identificação local à distância.

Existem diversos tipos de sinalização como frontlights, backlights, tótens, banners, galhardetes, adesivos e etc. Mas isso será explicado em um próximo texto. Lembre-se: sinalizar é informar visualmente e por isso, ao realizar um projeto de sinalização analise muito bem a escolha, porque isso irá garantir o sucesso ou o fracasso do ambiente, interno ou externo.

Espero ter ajudado um pouco mais aos que se interessam pelo assunto.
Bom carnaval a todos, lembrando-se sempre da camisinha e que se beber não dirija!

Um abraço, Eduardo Lima.
[email protected]