3.4. Três características de uma boa estratégia
Uma boa estratégia deve ter seu foco claro e demonstrado (claramente visível) no perfil estratégico da organização e na curva de valor. Também, deve divergir da competição. E, deve ter um mote (lema, frase que exprima a razão de existência da organização, a clara oferta sobre o produto ou serviço, tagline) atrativo.
3.4.1. Foco
Toda a estratégia deve ter um foco e o perfil da organização e a curva de valor devem claramente espelhar esse foco.
3.4.2. Divergência
Quando a estratégia é reativa para se antepor à concorrência, ela perde sua originalidade.
Aplicando as quatro ações estruturais, a organização cria um diferencial em relação à competição e cria uma curva de valor destacada e diferente do padrão da indústria.
3.4.3. Um lema atrativo
Um bom mote (lema, tagline) entrega uma mensagem clara e torna pública uma oferta verdadeira, transparente, clara e de fácil compreensão, do que se está a oferecer (produto ou serviço).
4. Reconstruindo as fronteiras do mercado, o Primeiro PrincípioPara mudar de oceano vermelho para oceano azul, a organização não deve aceitar as fronteiras existentes do mercado que definem como ela deve competir, nesse mercado.
A organização deve focar em:
- Indústrias alternativas;
- Grupos estratégicos dentro da indústria;
- A cadeia de consumidores;
- Produtos e serviços complementares;
- Apelos emocionais e funcionais, e olhar através da curva do tempo.
Isto permitirá a criação de algumas novas idéias, para reconstruir o mercado, e descortinar oceanos azuis.
5. Foco na visão geral, não em números, o Segundo PrincípioO planejamento estratégico convencional tende a direcionar as organizações para oceanos vermelhos.
Um típico planejamento estratégico se inicia com a análise das condições do mercado e da competição. Segue para o estudo de como incrementar a parcela de mercado (market share), novos segmentação ou corte de custos, seguido pelos objetivos e alvos a atingir. Isto, passando pela análise SWOT, PEST, BCG, McKinsey, entre outros, e conclui com algumas planilhas eletrônicas e gráficos, de um estudo financeiro.
A perspectiva deve mudar, é preciso pensar "fora da caixa" (desenvolver uma perspectiva fora do ambiente, pensar de maneira diferente, utilizar outras variáveis, analisar o problema como observador e não como ator interveniente, etc.) e desenvolver uma visão clara de como se separar da competição.
Para se obter uma visão geral, é preciso desenvolver: o despertar visual, a exploração visual, uma justa (honesta) visão estratégica e uma comunicação visual.
- Despertar visual: comparar seu negócio com o dos competidores e verificar onde a estratégia tem que mudar.
- Exploração visual: ir para o campo (Mercado, praça) para explorar os seis pontos (princípios) de como criar um oceano azul; observar as vantagens distintas dos produtos (serviços) alternativos; verificar quais os fatores competitivos que devem ser eliminados, criados ou alterados.
- Estratégia visual justa: desenhar a estratégia baseada nas observações de campo; obter o retorno sobre alternativas, com consumidores, consumidores dos competidores e com "não-consumidores"; usar o retorno para desenhar a melhor estratégia futura.
- Comunicação visual: distribuir a "melhor estratégia futura", em uma página, para fácil comparação; utilizar somente os pontos que permitem convergir para a nova estratégia.