3. Quadro de Estratégia e Ações Estruturais
3.1. Quadro de Estratégia
O quadro de estratégia tem dois propósitos. O primeiro, é o de analisar o mercado atual e compreender onde a competição está a investir e quais são os fatores competitivos que estão mais saturados. O segundo aspecto, é o de facilitar a reorientação do foco nos competidores para alternativas e do foco nos consumidores para os "não-consumidores".

A curva de valor (azul para a estratégia oceano azul e vermelha para a competição) é o componente básico e o mais importante do Quadro de Estratégia.

Nota sobre o gráfico: O eixo Y, é incremental de menor para maior valor adicionado. O eixo X, não é incremental, cada ponto indicado no eixo X, é um fator de competição.

O objetivo é ter uma curva de valor que divirja da competição, oferecendo um valor maior e utilizando fatores onde não exista competição, ou onde a competição, praticamente, não tenha atuação.

Os últimos fatores, em conjunto com um valor adicionado alto (gráfico acima, à direita), onde só temos a curva de valor azul, são uma boa curva, típica da estratégia oceano azul.


3.2. As Quatro Ações Estruturais
Para criar uma curva de valor nova e evitar a escolha entre estratégia de diferenciação ou custo, quatro perguntas devem ser respondidas.

3.2.1. Quais os fatores competitivos que devem ser eliminados?
Quais os fatores competitivos mais utilizados pela indústria (competição) que devem ser eliminados?
Objetivo:

  • Eliminar os fatores onde tem muita competição.
  • Mudar o foco da análise (benchmarking) dos competidores.
  • Descobrir se houve alguma mudança, no que os consumidores valorizam.


3.2.2. Quais fatores devem ser reduzidos bem abaixo do padrão?
Quais os fatores competitivos que deverão diminuir bem abaixo do padrão da indústria?
Objetivo:

  • Determinar se os produtos ou serviços estão supervalorizados.
  • Descobrir se houve um aumento nos custos sem a contrapartida de ganho (isto é, se estão trabalhando com margens menores).


3.2.3. Quais fatores devem ser valorizados bem acima do padrão?
Quais os fatores competitivos que deverão ser valorizados bem acima do padrão da indústria?
Objetivo:

  • Eliminar o comprometimento que os consumidores têm com a indústria.



3.2.4. Quais fatores devem ser criados?
Quais os fatores que deverão ser criados e que a indústria nunca ofereceu?
Objetivo:

  • Descobrir novas formas de criar valor para os consumidores e criar uma nova demanda, e mudar a estratégia de preço da indústria.



As duas primeiras perguntas (eliminar e reduzir) desenvolvem uma perspectiva de como diminuir as estruturas de custo.

As duas últimas perguntas (aumentar e criar) desenvolvem a perspectiva de como aumentar o valor para o consumidor e criar uma nova demanda.

3.3. A tabela eliminar-reduzir-aumentar-criar, para desenvolver uma nova curva de valor
É uma ferramenta analítica, a qual é complementar às quatro perguntas e cria a oportunidade de:

  • Procurar a diferenciação com baixo custo, e evita a escolha tradicional de ter que optar por uma estratégia ou outra.
  • Sinalizar as organizações que estão a aumentar a estrutura de custos e, talvez, supervalorizando, ou sofisticando em demasia, os produtos ou serviços.
  • Ter uma fácil e rápida compreensão do mercado.
  • Desenvolver uma visão consistente de todos os fatores onde a indústria compete.




Exemplo do Cirque du Soleil:


Próximo artigo tratará das três características de uma boa estratégia e dos dois primeiros princípios da estratégia oceano azul.