Estratégia Oceano Azul - Blue Ocean Strategy - Parte 1

Com o atual estágio de desenvolvimento tecnológico, com a produtividade em níveis elevados e com a oferta superando a demanda, observa-se que os preços estão caindo. Concomitantemente, a globalização adiciona alguns fatores para tornar o ambiente mais competitivo, dentre vários, um é o de diminuir a barreira de entrada a novos entrantes e outro é o de diminuir os custos de produção.

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1. Porque ? t?o interessante a Estrat?gia Oceano Azul?

Com o atual est?gio de desenvolvimento tecnol?gico, com a produtividade em n?veis elevados e com a oferta superando a demanda, observa-se que os pre?os est?o caindo.

Concomitantemente, a globaliza??o adiciona alguns fatores para tornar o ambiente mais competitivo, dentre v?rios, um ? o de diminuir a barreira de entrada a novos entrantes e outro ? o de diminuir os custos de produ??o.

Adicionando mais um vi?s ao aumento de competitividade, constata-se que a popula??o dos pa?ses ricos, principalmente na Europa, est? decrescendo, e mudando o perfil para uma popula??o mais idosa. O que, por conseq??ncia, faz com o diminua a demanda. Ressalvando algumas exce?es, nichos de mercado espec?ficos para esse perfil de consumidores.

Com este cen?rio, a cria??o de novos mercados com foco em ?n?o-consumidores?, para criar demanda, utilizando a estrat?gia oceano azul, torna-se uma perspectiva interessante. Claro, isto sem desconsiderar outras alternativas, estrat?gias ou metodologias.

Um ponto interessante da estrat?gia oceano azul ? de como criar valor e como deixar o consumidor confort?vel e desejando pagar, por esse novo valor criado. A inova??o tem um papel importante neste ponto. Ela deve ser alinhada com a praticidade ou utilidade, com o pre?o e com o custo. Este ponto crucial da estrat?gia oceano azul ? chamado pelos autores de Inova??o de Valor, ou Value Innovation.

O foco ? em tornar a competi??o irrelevante, por meio da viabiliza??o de um pulo (aumento) na cria??o de valor para os consumidores e para a organiza??o. A conseq??ncia ? a cria??o de um novo mercado.

1.1. Comparativo entre Oceano Vermelho e Oceano Azul


Estratégia Oceano Azul - Blue Ocean Strategy - Parte 1

1.2. O Estudo de caso do Cirque du Soleil

  • Eles criaram um mercado novo. Uma, das primeiras apresenta?es, chamava-se ?N?s reinventamos o circo?.
  • N?o competem no mesmo mercado, do circo convencional.
  • N?o usam animais de circo ou estrelas de cinema.
  • Focam em outros consumidores: adultos e clientes corporativos, e, por conseq??ncia, criam uma nova perspectiva sobre os pre?os e a motiva??o e capacidade de pagamento, por uma experi?ncia diferente.


2. Princ?pios da Estrat?gia Oceano Azul


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Mario Luis Tavares Ferreira
Mario Luis Tavares Ferreira Co-fundador de duas empresas de tecnologia e tem mais de 20 anos de experiência no mercado de tecnologia e em gestão de empresas e desenvolvimento de negócios.
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