Estratégia Oceano Azul - Blue Ocean Strategy - Parte 1

Com o atual estágio de desenvolvimento tecnológico, com a produtividade em níveis elevados e com a oferta superando a demanda, observa-se que os preços estão caindo. Concomitantemente, a globalização adiciona alguns fatores para tornar o ambiente mais competitivo, dentre vários, um é o de diminuir a barreira de entrada a novos entrantes e outro é o de diminuir os custos de produção.

Por | @oficinadanet Empreendedorismo

1. Porque é tão interessante a Estratégia Oceano Azul?

Com o atual estágio de desenvolvimento tecnológico, com a produtividade em níveis elevados e com a oferta superando a demanda, observa-se que os preços estão caindo.

Concomitantemente, a globalização adiciona alguns fatores para tornar o ambiente mais competitivo, dentre vários, um é o de diminuir a barreira de entrada a novos entrantes e outro é o de diminuir os custos de produção.

Adicionando mais um viés ao aumento de competitividade, constata-se que a população dos países ricos, principalmente na Europa, está decrescendo, e mudando o perfil para uma população mais idosa. O que, por conseqüência, faz com o diminua a demanda. Ressalvando algumas exceções, nichos de mercado específicos para esse perfil de consumidores.

Com este cenário, a criação de novos mercados com foco em “não-consumidores”, para criar demanda, utilizando a estratégia oceano azul, torna-se uma perspectiva interessante. Claro, isto sem desconsiderar outras alternativas, estratégias ou metodologias.

Um ponto interessante da estratégia oceano azul é de como criar valor e como deixar o consumidor confortável e desejando pagar, por esse novo valor criado. A inovação tem um papel importante neste ponto. Ela deve ser alinhada com a praticidade ou utilidade, com o preço e com o custo. Este ponto crucial da estratégia oceano azul é chamado pelos autores de Inovação de Valor, ou Value Innovation.

O foco é em tornar a competição irrelevante, por meio da viabilização de um pulo (aumento) na criação de valor para os consumidores e para a organização. A conseqüência é a criação de um novo mercado.

1.1. Comparativo entre Oceano Vermelho e Oceano Azul


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1.2. O Estudo de caso do Cirque du Soleil

  • Eles criaram um mercado novo. Uma, das primeiras apresentações, chamava-se “Nós reinventamos o circo”.
  • Não competem no mesmo mercado, do circo convencional.
  • Não usam animais de circo ou estrelas de cinema.
  • Focam em outros consumidores: adultos e clientes corporativos, e, por conseqüência, criam uma nova perspectiva sobre os preços e a motivação e capacidade de pagamento, por uma experiência diferente.


2. Princípios da Estratégia Oceano Azul


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