Metodologia versus Tecnologia

De pouco adianta termos cada vez mais tecnologias a nossa mão se não nos preocuparmos em mudar nossa metodologia de ensino.

Por | @DanielPaulinoS Internet
Em artigos anteriores falei sobre como a tecnologia ajuda a muita gente na educação, falei também sobre como o computador em particular é uma parte essencial disso tudo e até comentei sobre o que é um pólo de educação à distância.

Neste artigo que esclarecer algo mais sobre um confronto que não quer calar, Metodologia x Tecnologia. Para algumas pessoas que não sabem como se da à avaliação do MEC em relação à modalidade à distância ai vão alguns esclarecimentos:

1 – Tudo em relação a equipamento tem que estar previamente instalado antes de ser avaliado, pois é isto que os avaliadores vêm fazer: Ver tudo o que vai funcionar,.
2 – Todos os recursos que a instituição oferece devem ser mostrados e valem pontos valiosos na avaliação.
3 – Este que acho um dos principais é em relação aos professores, com uma leve experiência em avaliações do MEC notei que um dos pontos principais é a competência dos professores que irão tanto escrever o conteúdo (conteudistas) e os que irão acompanhar os alunos (tutores), não só a competência, mas também a titulação dos mesmos é muito avaliada.

Um dos pontos base para um conteúdo bem elaborado é você elaborar seu conteúdo de uma forma bem clara e dinâmica para que seu aluno não tenha a impressão que está simplesmente lendo um livro qualquer.

Ter alguma ilustração é indispensável e totalmente recomendável, porque assim, se tira aquele aspecto de texto “liso” que vemos por ai.

Entre outras coisas todos os conteúdos que você irá elaborar devem ser totalmente auto-explicativos e devem seguir uma linguagem tal que os alunos possam não só ler, mas também, entender e gostar do assunto.

Não adianta muito dizer que 2 x 2 = 4 usando um data show e dizer que isso é evolução tecnológica em sala de aula, tem que mudar também a cabeça dos professores, tem que mudar a formação destes professores, e pra isso existem várias instituições que disponibilizam cursos e Pós-Graduação em Educação à Distância entre mestrados, doutorados e outros mais.

Pois bem, por hoje é isso e espero muito ter o apoio de vocês no que diz respeito a opinião e debate deste assunto.
o adianta muito dizer que 2 x 2 = 4 usando um datashow e dizer que isso é evolução tecnologica

Mais sobre: ead tecnologia metodologia
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo