Divulgar um blog não é uma simples tarefa, é necessário investimento ou paciência. Antes de divulgar seu blog veja se ele será bem aceito por seus leitores. É necessário antes de divulgar verificar algumas regras básicas em seu blog:
  • É fácil ler meu blog?
  • O conteúdo abordado é de qualidade?
  • Por que alguém acessaria meu blog?
  • Ao lerem meu blog, vão ter interesse em voltar?

É fácil de ler meu blog?

A estética aparente do blog facilita ao leitor utilizá-lo por minutos, horas ou apenas segundos? Tão complicado é fazer seu usuário ler um texto completamente, imagine então se o blog estiver embaralhado ou com cores que mais assustam do que atraem. A leitura feita pelo computador deve ser rápida e “leve”. O leve significa não forçar os olhos de quem o lê.

Os textos de seu site não devem ser lidos por mais de 10 a 15 minutos, forçar o usuário a fixar o olhar para a tela por meio de leitura por muito tempo pode deixá-lo confuso e desorientado, experimente manter seu olhar por muito tempo para a tela do computador, depois veja se os seus olhos não estarão secos ou doloridos. Este fato se dá pelo motivo que o monitor diferente de um livro no qual você pode permanecer horas e horas lendo sem sequer sofrer algum dano, brilha. O brilho intenso do monitor faz com que seus olhos ressequem e com o tempo lhe cause incomodo.

Portanto mantenha o site organizado, com espaços suficientes para distinguir o que é o texto de leitura do que o texto do menu. As cores do fundo do texto preferencialmente em cores claras, e as fontes contrastando com o fundo. Assim a primeira impressão de seu blog será satisfatória.

O conteúdo abordado é de qualidade?

Os textos escritos no seu blog são úteis para os leitores? O que você pode fazer para que seu blog tenha utilidade a quem o vê?

Determinado o foco do blog, e você com condições de escrever, prefira escrever textos que sejam utilidade pública. Estes são mais buscados na internet o que lhe beneficiará com acessos. Todas as áreas têm as suas necessidades, portanto, pesquise a falta da sua área e escreva sobre.

Revisão dos textos: você costuma revisar os textos que você escreve? Faça isto, é de extrema importância, tanto para evitar erros de ortografia quanto para não publicar algo mal escrito. Se for possível passe para outras pessoas fazerem a revisão de seus textos, como você já o leu algumas vezes pode ser mais difícil de você encontrar algum erro, o que para outra pessoa pode ser mais simples pelo fato de não estar “viciada” no texto.



Relevância do título com o conteúdo apresentado: ser pescador não é um ato que lhe prestigiará. Tentar conquistar usuários vindos de buscas por palavras chave que nem sequer estão no texto pode trazer ao invés de prestígio, um desgosto enorme. Crie os títulos após escrever, facilita para fazê-lo. Você sabe o assunto do texto, mas não tem certeza sobre o foco do que escreve, então crie o título por final após uma releitura do texto.

Mais uma vez irei abordar sobre o conteúdo único que é extremamente importante para obter sucesso. Ser cópia não é nada legal, afinal pode alguém ter visto já em outro blog o que você tem exposto no seu. Um exemplo disto são as agências de notícias, se olhar têm as mesmas notícias publicadas em vários sites.

Por que alguém acessaria meu blog?

Já se perguntou isto? O material apresentado em seu blog condiz com o assunto que você havia escolhido? Não atire para todos os lados, é melhor estudar e abordar o assunto que escolheu do manter pouco material de muitos assuntos.

Tente ser referência sobre o que escreve, o conteúdo de qualidade é um dos princípios para que isto se torne realidade. Uma dica é apresentar novidades sobre o que você escreve. Isto atrai novos usuários e os instigam a sempre recorrer a seu blog para ver as novidades que surgem sobre o determinado assunto.

Ao lerem meu blog, vão ter interesse em voltar?

O que fazer para que os usuários voltem a acessar seu blog? Confira algumas dicas.
  • Posts contínuos: são uma ótima dica, escrever posts com continuação por períodos semanais.
  • Criar uma programação de postagem: determinar nome para os posts e fidelizar um dia na semana para que sejam publicados.
  • Newsletter: Manter os usuários informados das novidades é bom e faz com que você crie uma legião de seguidores.
  • RSS: Outra forma assim como a newsletter. Criar um RSS é um dos melhores meios de fidelizar um usuário.
  • Twitter: o microblog é uma boa para divulgar as novidades do blog e criar uma relação de afeto com seus usuários. Se eles lhe conhecem, sabem que você irá apresentar apenas o que é útil para eles o leiam, então use deste meio de divulgação.