A ISO 9001:2008 sem mistérios, através do seu Anexo B! - Parte 2

Dando continuidade ao post anterior no qual estamos interpretando as informações contidas no Anexo B da ISO 9001:2008, hoje vamos continuar analisando as melhorias contidas nos requisitos 5 e 6

Por Negócios Pular para comentários
Dando continuidade ao post anterior no qual estamos interpretando as informa?es contidas no Anexo B da ISO 9001:2008, hoje vamos continuar analisando as melhorias contidas nos requisitos 5 e 6, ou seja:
  • 5.5.2. Representante da Dire??o: esclarece que o Representante da Dire??o tem que ser um membro da equipe de gest?o da pr?pria organiza??o e n?o, por exemplo, um terceirizado (tal como um consultor) que trabalhe em tempo parcial.
  • 6.2.1. Generalidades: a norma faz um esclarecimento importante, uma vez que deixa explicito que os requisitos de compet?ncia dizem respeito n?o somente ao pessoal cujo trabalho afeta diretamente a qualidade do produto, mas tamb?m ao que est? indiretamente envolvido (por exemplo, nas compras, na avalia??o de fornecedores, nas auditorias internas, etc).
  • 6.2.2.Compet?ncia, treinamento e conscientiza??o: o t?tulo foi alterado para que fique alinhado com a ISO 14001:2004. Deixa mais claro o enfoque na compet?ncia, pois na cl?usula 6.2.2 (b) foi alterado para ?onde aplic?vel, prover treinamento ou tomar outras a?es para atingir a compet?ncia necess?ria?.
  • 6.3. Infra-estrutura: esta cl?usula reconhece agora a import?ncia das tecnologias de informa??o nas organiza?es modernas e o efeito que os sistemas de informa??o podem ter na conformidade do produto.
  • 6.4. Ambiente de Trabalho: deixa mais claro o termo ?ambiente de trabalho?, incluindo uma Nota, parte da defini??o fornecida na ISO 9000:2005.

Diante destas interpreta?es, ficam as nossas indaga?es para os gestores das organiza?es atualmente certificados pela ISO 9001:2000, ou seja:
  • O Representante da Dire??o da sua organiza??o t?m voz ativa no Sistema de Gest?o ? Vide um post no qual apresentamos a import?ncia desta fun??o na organiza??o. (5.5.2)
  • Todos os colaboradores est?o comprometidos com o Sistema de Gest?o? Ou ainda existem ?feudos? indefens?veis, nos quais existem pessoas descompromissadas com o objetivo da qualidade de melhorar continuamente os seus processos e atender de forma adequada as necessidades dos clientes? (6.2.1)
  • O profissional de RH t?m voz ativa na sua organiza??o? Os Gerentes t?m consci?ncia que s?o co-respons?veis pelo desenvolvimento de compet?ncias dos seus colaboradores, em conjunto com o RH? (6.2.2)
  • Sua organiza??o possui um plano de compet?ncia para cada colaborador, ou simplesmente, por exemplo, espera que os colaboradores busquem se qualificar por conta pr?pria? (6.2.2)
  • Existe uma preocupa??o b?sica no que se refere ? manter uma infra estrutura de computadores e aplicativos em condi?es de garantir a conformidade dos produtos? (6.3)

E voc?, qual ? a sua opini?o sobre a nova vers?o da ISO 9001?

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Hélio R. Lopes da Rocha
Hélio R. Lopes da Rocha Simples Soluções em Desenvolvimento Organizacional
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