Uma inovação na TV brasileira, a nova novela das 8 da Globo dirigida por Glória Perez terá um personagem blogueiro. Dois aspectos me chamam a atenção, primeiro, imagine a imensidão de novas buscas e blogs que surgirão por causa da novela, será uma massa querendo imitar o personagem. O segundo aspecto é os blogueiros terão as suas opiniões modificadas por causa da novela?


É fato que uma novela da Globo sempre atrai milhares de milhares de expectadores. O que pode ser mais atrativo para a internet do que ter a televisão com este público todo direcionando o foco para a internet em um dos seus principais programas em horário nobre? Imagine o número de pessoas que reintegrarão seus blogs já criados, ou criarão novos somente pelo fato da novela ter um personagem blogger.

A rede Globo com suas novelas incitam seus telespectadores a seguirem o que a novela mostra e ensina. Teremos, portanto, e posso afirmar que sim, milhares de pessoas imitando o personagem. Muitos destes sem sequer saber o que é blogar ou escrever por escrever sem ter alguma noção do que está comunicando a seus leitores. Porém o outro lado disto é que poderão sim surgir novos bloggers que por causa da novela terão seu lado de escritores incitados e afoitos para desflorarem.

O outro aspecto que tenho que considerar, será que os bloggers começaram a mudar suas opiniões para terem seu nome exposto na novela? Muitos entusiasmados pelo fato podem sim ter opiniões antes tão sólidas e ásperas modificadas para ter seu "minuto de fama" na TV. Imagine a quantidade de acessos que um blog ou site pode obter por apenas ser apresentado em um computador na novela?

Agora penso que a novela por um todo venha para o bem, e utilize de seu poder de persuasão para demonstrar as pessoas que escrever em blogs ou sites é sim um trabalho, requer tempo, estudo e conhecimento sobre o que você trata, e não é algo simples que se aprende de hora pra outra. Espero também que não faça do personagem um falso estereótipo de blogger.