O app que algum tempo atrás era uma febre, agora recebe versão em português. O app lançou as versões 2.1.0 para Android e 2.1.1 para iOS, que traz tradução para o nosso idioma. Assim que lançou o app já veio cercado de polêmicas por permitir a troca de mensagens anônimas. Na Play Store ela já possui mais de 1 milhão de downloads.

O Saraha, que é a palavra árabe para "franqueza", permite que o usuário crie um perfil e compartilhe com seus amigos, possibilitando que os mesmos até sem possuir o aplicativo, possam deixar comentários em seu perfil. A ideia do aplicativo é estimular comentários construtivos, já que de forma anônima as pessoas poderiam expressar sentimentos e ideias que não teriam coragem de falar cara a cara. Porém, ao mesmo tempo o aplicativo é um lugar onde pessoas maldosas podem cometer bullying e insultar sem serem identificadas.

Sarahah agora disponível em PT-BR.
Sarahah agora disponível em PT-BR.

 

Ai que começa o problema, mas não é apenas esse que o Sarahah tem, segundo Scot Helme, fundador da Security Headers e especialista em segurança digital, a versão web do serviço está repleta de falhas, falhas essas que podem até mesmo por em risco o anonimato dos usuários. O fato foi descoberto em outubro pelo especialista, a empresa responsável pelo aplicativo prometeu corrigir os problemas, mas não informou data para isso ou até mesmo se as correções foram feitas.

No auge do sucesso, o Sarahah foi comparado ao Secret, outro app que em 2014 fez grande sucesso e também causou várias polêmicas, ambos tinham a mesma proposta, porém o desvio das intenções gerou diversos comentários criminosos por parte de alguns usuários, fazendo com que o Secret fosse proibido no Brasil, no ano seguinte o app foi encerrado. Quanto ao Sarahah não se sabe seu destino, pois após a febre inicial o app começou a ficar esquecido entre os usuários, mas como recebeu uma versão traduzida para o português imagina-se que terá continuidade por aqui.