Embora o Apple Music já tenha sido um dos serviços de streaming mais baratos do mercado, hoje ele custa, em seu plano individual, mais que o Tidal e o Amazon Music Unlimited, por exemplo. Entretanto, ele ainda possui um atrativo: músicas em Dolby Atmos. As faixas que estão no formato Dolby Atmos podem ser reproduzidas utilizando o "Áudio Espacial" da Apple, permitindo que o assinante tenha uma imersão maior durante as audições das melodias na plataforma. Porém, uma grande dificuldade é encontrar material que conte com a mixagem neste formato.

O Áudio Espacial da Apple nada mais é que a junção da tecnologia de rastreamento da cabeça com o Dolby Atmos Music. O rastreamento do movimento da cabeça do usuário permite que ele perceba uma alteração dos sons à medida que muda de posição, onde os sons ficam mais nítidos de um lado do que de outro, além de mudar a posição dos instrumentos e vozes. Com isso, é possível ter uma experiência mais realista, como se o som realmente estivesse saindo da tela do iPhone ou iPad, não importando se o pescoço está virado para o lado ou não.

Onde o Dolby Atmos e/ou Áudio Espacial da Apple está presente?

Segundo a Apple, o Áudio Espacial só pode ser acessado através de seus produtos (AirPods e fones de ouvido mais recentes da Beats). Entretanto, é possível ouvir faixas em Dolby Atmos se o dispositivo responsável pela reprodução da música for compatível com a tecnologia e o headphone Bluetooth também for.

Como achar músicas em Dolby Atmos no Apple Music?

Aplicativo Music Library Tracker consegue resolver o grande problema do Dolby Atmos no Apple Music. Fonte: dodoapps
Aplicativo Music Library Tracker consegue resolver o grande problema do Dolby Atmos no Apple Music. Fonte: dodoapps

Os assinantes do Apple Music que aderiram ao serviço de streaming justamente para obter o acesso a faixas em Dolby Atmos provavelmente podem ficar frustrados em diversos momentos. O aplicativo não facilita a busca por músicas que estejam neste formato, mas há uma solução criada por terceiros para resolver este problema. Um aplicativo chamado "Music Library Tracker", desenvolvido por Ben Dodson, foi criado com o objetivo de monitorar e filtrar todas o conteúdo em Dolby Atmos da biblioteca de playlists, álbuns e músicas salvos pelo usuário no Apple Music.

Capturas de tela do aplicativo Music Library Tracker. Fonte: dodoapps
Capturas de tela do aplicativo Music Library Tracker. Fonte: dodoapps

O Music Library Tracker ajuda a notificar os usuários do Apple Music quando músicas presentes na biblioteca pessoal ganharam uma versão em Dolby Atmos e/ou Áudio Espacial. Entretanto, o app é pago e talvez você não esteja disposto a pagar para facilitar a descoberta de faixas que estão no formato.

Como baixar o Music Library Tracker

O aplicativo Music Library Tracker, criado por Ben Dodson ("Dodo Apps"), está disponível na App Store do iOS (iPhone) e do iPadOS (iPad) e custa US$ 2,99.

Apple Music transmite o áudio sem perdas (lossless)?

Recentemente, falamos sobre a transmissão sem perdas (lossless) oferecida por diversos serviços de streaming de música. Obviamente o Apple Music está no meio e mostramos o quão difícil é conseguir a reprodução sem perdas, mesmo em dispositivos Apple, como foi o caso dos Macs. Há muito mais barreiras do que imaginamos na plataforma que, ao que se pensava no lançamento, permitiria ser utilizada em todo o seu potencial através de dispositivos desenvolvidos pela Apple.