Finalmente a Apple se rendeu e está trabalhando para oferecer a possibilidade de vendas dentro de aplicativos de terceiros na App Store. A informação veio através do site Bloomberg, onde Mark Gurman diz que a equipe de software da empresa está refazendo a plataforma de aplicativos para "abrir elementos-chave". Essa alteração faria também com que os desenvolvedores não precisassem pagar comissões, que variam de 15% a 30%, ao ter um sistema de pagamento dentro do app que passa pelo da App Store.

Segundo Mark do Bloomberg, essa decisão da Apple é consequência das acusações que a empresa sofreu dos legisladores da União Europeia, que recentemente aprovaram a Lei de Mercados e Serviços Digitais do bloco econômico. A "maçã" sempre se recusou a permitir que aplicativos de desenvolvedores de terceiros vendessem seus produtos de forma independente, sem passar pelo sistema de pagamento da App Store, com a justificativa de que isso abriria uma brecha para um grande risco de segurança e privacidade de seus usuários.

Aplicativos de terceiros poderão vender produtos de forma independente no iOS. Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller
Aplicativos de terceiros poderão vender produtos de forma independente no iOS. Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller

Lançamento e disponibilidade

De acordo com o site Bloomberg, a Apple pretende lançar as alterações da App Store para permitir compras de aplicativos de terceiros no iOS 17 em 2023. É importante lembrar que a Lei dos Mercados Digitais, criada pela União Europeia, diz que as empresas têm até o ano de 2024 para entrar em conformidade com o exigido, que é a "interoperabilidade entre diferentes plataformas de mensagens e acesso igual para desenvolvedores externos aos principais recursos do sistema operacional". Além disso, é mencionado que "os detentores de plataforma devem permitir o sideloading".

O que achou desta mudança que está por vir na App Store? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!