O iOS 16.1 foi lançado no dia 24 de outubro de 2022, um mês depois da estreia do iOS 16. Nesta atualização, houve alguns ajustes de recursos, além da adição de algumas opções de interface e a implementação de funcionalidades que muitos esperavam. Vou te mostrar agora o que há de novo no iOS 16.1, destacando e o que cada recurso implementado faz no seu iPhone.

Apple lança iOS 16.1 para diversos iPhones. O que há de novo e melhorado na nova versão do iOS. Fonte: Oficina da Net (Nicolas Muller)
Apple lança iOS 16.1 para diversos iPhones. O que há de novo e melhorado na nova versão do iOS. Fonte: Oficina da Net (Nicolas Muller)

iCloud: Biblioteca de fotos compartilhadas

Com a biblioteca de fotos compartilhadas do iCloud, o usuário poderá compartilhar fotos e vídeos mais facilmente. É possível realizar o compartilhamento com até 5 pessoas simultaneamente. Além disso, aqueles que tiverem acesso à esta biblioteca poderão adicionar, editar e até excluir conteúdo dela.

Infelizmente não é possível participar de duas bibliotecas compartilhadas ao mesmo tempo. Também há o fato de que se você tentar mover fotos de sua biblioteca pessoal para a compartilhada, os arquivos não serão duplicados, ou seja, só será possível encontrá-los na biblioteca compartilhada.

Atividades na Dynamic Island (Ilha Dinâmica) e na tela de bloqueio

Na Dynamic Island (Ilha Dinâmica) do iPhone 14 Pro há a exibição de notificações interativas. Através das "Live activities" (atividades ao vivo), a Ilha Dinâmica e a tela de bloqueio mostram notificações de aplicativos de terceiros, mostrando, por exemplo, o resultado de jogos esportivos.

Apple Fitness Plus sem a necessidade de um Apple Watch

Com o iOS 16.1, é possível utilizar o Apple Fitness Plus sem a necessidade de ter um Apple Watch. Basta ter um iPhone 8 ou versão mais recente do celular da Apple para acompanhar o seu progresso e suas metas de condicionamento físico.

Aprimoramento da exibição da bateria

Agora os iPhones XR e modelos mais recentes terão a opção de exibir a porcentagem de bateria no ícone da mesma. A fonte utilizada no ícone de bateria também aumentou um pouco de tamanho para facilitar a leitura.

Atualização do papel de parede e tela de bloqueio mais fácil

Agora está mais fácil atualizar o papel de parede do iPhone no iOS 16.1. Basta ir em Configurações > papel de parede e selecionar a opção de adicionar um novo papel de parede mais distinto, tendo a opção de deslizar através dos papéis de parede já existentes. É possível também editar o papel de parede na tela de bloqueio, além de personalizar a tela de bloqueio ou tela inicial.

Interface atualizada das ferramentas de edição de captura de tela

Ao editar uma imagem de captura de tela, as opções de excluir, salvar e copiar são exibidas agora na parte superior da página através de um menu menor e menos intrusivo.

Atualização do aplicativo carteira

Agora é possível compartilhar mais facilmente e com segurança informações do carro, quarto de hotel e outras no aplicativo Carteira através do Mensagens e do WhatsApp.

Conectividade em casa via Matter

O novo padrão de conectividade doméstica, Matter, agora é suportado. Ou seja, agora é possível controlar dispositivos inteligentes através da Alexa e do Google Assistente utilizando o iPhone.

Configuração de carregamento com energia limpa

Agora é possível utilizar um modo de carregamento que utiliza teoricamente energia limpa. O sistema do iPhone irá tentar reduzir a pegada de carbono no momento do carregamento do celular. Para isso, haverá a tentativa de localizar uma energia criada com menor emissão de carbono.

Nova interface do Apple Books

Ao ler e-books no iPhone, os controles do aplicativo irão ficar automaticamente ocultos quando abrir algum arquivo.

Correção de bugs

A Apple aplicou a correção para diversos bugs no iOS 16.1. Dentre as correções feitas, temos como destaque as conversas excluídas que aparecem no Mensagens, conteúdos da Ilha Dinâmica que não aparecem ao usar a acessibilidade e problemas com a conexão do CarPlay ao utilizar um app de VPN.