A Apple lançou recentemente, a sua nova linha de iPad, trazendo seu modelo de entrada mais acessível em harmonia com seus tablets mais premium. Em suma, o iPad de 2022 apresenta a linguagem de design agora familiar do iPad Pro, iPad Air e iPad Mini.

Entretanto, diante do lançamento, muitas pessoas se questionam se a nova linha de iPad da Apple, é compatível com um Apple Pencil. Além disso, muitos se questionam se finamente a Apple vai se curvar, e produzir produtos com porta USB-C.

E se você está com dúvida com relação a isso, confira abaixo, porque o novo iPad da Apple pode ser uma boa opção de compra.

O iPad 2022 é compatível com o Apple Pencil?

Crédito: Divulgação/Canva
Crédito: Divulgação/Canva

Em geral, toda a linha de tablets da Apple oferece suporte para o Apple Pencil desde que o iPad de 6ª geração foi lançado em 2018. O iPad deste ano não é exceção. O que é incomum no iPad de 2022 é que ele parece preso no passado, no que se trata da caneta da Apple.

É dito isso, pois o novo iPad de entrada ainda suporta apenas o Apple Pencil de 1ª geração. Essa a caneta, a Apple introduziu com o iPad Pro original de 12,9 polegadas em 2015, que foi superado na linha iPad Pro por um Apple Pencil de 2ª geração em 2018.

Quando o iPad Air e o iPad Mini adotaram um design semelhante em 2020 e 2021, eles também ganharam suporte para a 2ª geração do Apple Pencil. A estratégia da Apple parecia clara: os iPads tradicionais usavam o Apple Pencil de 1ª geração, enquanto aqueles com o design moderno funcionavam com a caneta de 2ª geração melhorada.

Era uma boa teoria, mas agora parece que não era isso que a Apple estava querendo. Em suma, o iPad de 2022 possui um design semelhante ao iPad Air lançado no início deste ano, mas não suporta o mesmo Apple Pencil do modelo mais premium.

Isso pode ser uma boa notícia para algumas pessoas, que consideram trocar o seu iPad mais antigo, pois assim, eles não terão que substituir seu Apple Pencil. Além disso, como o Apple Pencil de 1ª geração é mais barato que o modelo de 2ª geração.

Como faço para carregar o Apple Pencil no meu iPad 2022?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Infelizmente, quem comprar o novo iPad, perderá dois dos melhores recursos que o Apple Pencil oferece de 2ª geração: carregamento sem fio e armazenamento conveniente.

O Apple Pencil original contava com carregamento com fio, com energia transferida usando um conector Lightning em uma extremidade. Os usuários podem conectar a caneta na porta Lightning do iPad para recargas rápidas ou usar o adaptador Lightning para se conectar a um cabo e carregador USB-lightning padrão.

Uma das razões pelas quais o Apple Pencil mais novo nunca chegou aos designs tradicionais do iPad foi simplesmente porque esses modelos não ofereciam nenhuma maneira de carregar a caneta. O design desses iPads mais antigos não se prestava a esse carregamento magnético, pois não havia lugar para colocar o Apple Pencil nas bordas afiladas.

No entanto, como a Apple trouxe o novo design de borda plana para o iPad Air e iPad Mini, ele também adicionou o carregador magnético, introduzindo compatibilidade com o Apple Pencil de 2ª geração para ambos os modelos.

Infelizmente, mesmo que o iPad 2022 tenha as mesmas bordas planas, a Apple não incluiu um carregador magnético neste modelo. Sendo assim, não é compatível com o Apple Pencil mais novo.

Ao invés disso, o iPad de 2022 segue sendo o único tablet atual da Apple que não suporta a 2ª geração do Apple Pencil. Isso significa que aqueles que querem usar uma caneta com este iPad ainda precisarão carregá-lo à moda antiga - seja a partir de um carregador externo ou da porta na parte inferior do iPad.

Adicionando insulto à lesão, a mudança para USB-C tornou isso ainda mais complicado. Como o Apple Pencil de primeira geração ainda usa um conector Lightning, os proprietários de iPad precisarão recorrer ao uso de um se quiserem recarregar sua caneta do carregador do iPad.

O iPad 2022 vem com uma porta USB-C?

Créditos: Divulgação/Apple
Créditos: Divulgação/Apple

Você não precisa mais se atrapalhar para transferir sua mídia com o iPad (2022) para um SSD externo. É dito isso, pois o iPad (2022) vem com uma porta USB-C. Sem dúvida, essa é uma mudança significativa em relação ao iPad (2021) - e a todos os iPads de linha de base antes dele - que contaram com a porta Lightning.

Carregamento do Apple Pencil com adaptador USB-C

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

O Apple Pencil de 2ª geração foi lançado em 2018, mas depois de quatro anos, ainda não suporta o iPad base (2022). O tablet mais recente só funciona com o Apple Pencil de 1ª geração.

Se você se lembrar, o Apple Pencil de 1ª geração tem um conector Lightning que foi usado para anexar à porta Lightning do iPad (2021) para carregar. Mas como o novo iPad base tem uma porta USB-C e não suporta o Apple Pencil de 2ª geração, você terá que se ater ao Lápis de 1ª geração. E fazê-lo carregar através do iPad é um pouco estranho.

Pensando nisso, a Apple criou uma solução estranha: um adaptador USB-C para Lightning. Conecte a extremidade do Apple Pencil em uma extremidade do adaptador, um cabo USB-C na outra, e depois coloque a outra extremidade do cabo USB-C no iPad para emparelhar e carregar o Apple Pencil.