Após o anúncio do iOS 16 em junho durante a WWDC 2022, a Apple finalmente está liberando o beta público do seu sistema operacional (SO) mobile. Agora já está disponível o beta público dos SOs iOS 16, iPadOS 16, watchOS 9, macOS Ventura e tvOS 16. Para realizar o download e instalação deles é necessário estar inscrito no Apple Beta Software Program.

É importante lembrar que sempre pode haver a chance de enfrentar um número maior de bugs ao instalar a versão beta de um software. Então não se esqueça de realizar o backup de seus dados antes de atualizar o sistema operacional de seu dispositivo para a versão beta. É possível, caso queira, retirar o seu aparelho do programa beta público e retornar para uma versão mais antiga do SO.

Principais novidades das novas versões dos sistemas operacionais da Apple

No iOS 16 temos como destaque a nova tela de bloqueio, onde há novas opções de layout e possibilidade de personalização, permitindo que se coloquei papéis de parede dinâmicos. Além disso, o modo foco ganhou aprimoramentos e o usuário pode agora acompanhar diversos tipos de informações de forma personalizada de acordo com o momento do dia. Outra novidade é o funcionamento do Face ID na posição de paisagem.

Outra novidade está na edição de mensagens do iMesssage, além de haver agora a opção de denunciar mensagens de spam. Também temos no iOS 16 a opção de agendamento de e-mail no app Mail. Há também uma opção de segurança "extrema".

No iPadOS 16 ganhamos um aprimoramento de recursos multitarefa, dando ao usuário mais controle no dimensionamento de aplicativos permitindo, por exemplo, a sobreposição de janelas. Além desta novidade, foi liberado, finalmente, o suporte para monitores externos.

No macOS Ventura tivemos o anúncio do recurso de agrupamento de janelas na lateral da tela e organizá-las por aplicativo. Além disso, o usuário poderá desfazer o envio no app Mail. Outra funcionalidade interessante é a de compartilhar grupos de guias no navegador Safari e uma ferramenta de segurança, onde é utilizado o Face ID e o Touch ID para realizar a autenticação. Agora é possível utilizar o iPhone como webcam no Mac.

Já no watchOS 9, houve uma atualização significativa nos recursos de exercícios. Agora o usuário tem acesso às distâncias e intervalos de tempos para seus treinos. Além disso, é possível ver as zonas de frequência cardíaca durante os treinos e o sono.

Analisando as principais alterações do tvOS 16, temos updates leves comparado aos outros dispositivos. Basicamente houve melhorias voltadas para casas inteligentes (smart Homes). Além disso, o tvOS irá suportar os controles Joy-Com e Switch Pro da Nintendo.

Lançamento e disponibilidade

Como já foi dito acima, é necessário estar inscrito no Apple Beta Software Program para ter acesso à versão beta pública do iOS 16, iPadOS 16, watchOS 9, macOS Ventura e tvOS 16. Além disso, é importante lembrar que a Apple só irá permitir a atualização do novo iOS para o iPhone 8 ou posterior.