Caso o MacBook esteja com bateria fraca e você não tenha um carregador em mãos por estar fora de casa e o ter esquecido, não se apavore, há uma solução. Se algum amigo ou conhecido seu possuir um MacBook também, é possível carregar a bateria do seu utilizando o dele. Sim, é possível carregar a bateria do MacBook usando outro MacBook!

A primeira coisa que é necessário saber antes de tentar recarregar a bateria do seu MacBook utilizando outro MacBook é saber se ambos possuem carregamento via USB-C. Como já faz um bom tempo que a Apple implementou a porta USB-C como meio de carregamento de seus notebooks, isso não deverá ser um grande problema para a maioria dos usuários. Há relatos de que essa funcionalidade funciona tanto com modelos Intel, mais antigos, quanto os Apple Silicon (M1, M2 e suas variantes), mais recentes.

Como funciona o carregamento de um MacBook utilizando outro MacBook

Para carregar a bateria do seu MacBook utilizando o MacBook de um amigo ou conhecido, você deve utilizar um cabo USB-C com capacidade para transmitir a energia necessária de um notebook para o outro. Entretanto, às vezes a corrente transferida pode variar como, por exemplo, quando o MacBook está na tela de bloqueio ou ligando.

MacBook Pro sendo recarregado através da porta USB-C. Fonte: Pixabay
MacBook Pro sendo recarregado através da porta USB-C. Fonte: Pixabay

Não há uma regra para qual porta USB-C utilizar. Porém, caso o carregamento não funcione, tente alternar entre as portas até que o MacBook que está sendo carregado acuse que está realizando o processo.

Alguns poréns sobre o carregamento de bateria entre MacBooks

De acordo com as informações obtidas através de testes feitos pela equipe do site HowtoGeek, dependendo da demanda de energia do modelo do MacBook que se está utilizando, pode ser que o carregamento da bateria não funcione apropriadamente. Isso ocorre devido ao consumo ser maior do que a energia que está sendo disponibilizada ao utilizar a porta USB-C do notebook da Apple. Ou seja, neste caso, recarregar a bateria poderá ajudar no caso de você querer apenas manter por mais tempo o nível de carga para terminar o que se está fazendo no computador.

Aviso de que a bateria não está sendo carregada no MacBook. Fonte: HowtoGeek
Aviso de que a bateria não está sendo carregada no MacBook. Fonte: HowtoGeek

Se você utilizar um MacBook Air para carregar um MacBook Pro, o aumento do nível de carga da bateria não irá acontecer, pois o poder de carregamento que o modelo que está sendo carregado necessita é maior do que o ultrabook da Apple é capaz de oferecer. Se for feito o processo contrário, recarregar um MacBook Air utilizando um MacBook Pro, o processo de carga irá ocorrer tranquilamente.

Quando é útil utilizar essa técnica de carregamento?

Uma situação em que pode ser útil utilizar um MacBook para carregar outro é no caso de haver um único carregador e dois notebooks. Outro cenário em que essa técnica de carregamento pode ajudar é o que foi citado no início desta matéria: quando não se tem um carregador em mãos por ter esquecido em algum lugar e os dois MacBooks não tem como utilizar uma tomada para recarregar a bateria do notebook que está com o nível de carga mais baixo.