O iOS 15 trouxe consigo uma série de recursos bastante interessantes, mas certamente um dos que mais chamaram a atenção foi a melhoria ligada ao FaceTime, que permite aos usuários assistir filmes e séries junto à outra pessoa pelas chamadas de vídeo. Neste tutorial vamos explicar como usar o SharePlay.

Com essa novidade, o FaceTime se banca na disputa pelos usuários ao rivalizar com outros serviços de videoconferência, como o Zoom e o Google Meet.

Além dessa novidade, o aplicativo de video chamada da Apple trouxe um design renovado, o recurso que permite fazer video chamada no FaceTime a partir de um dispositivo Apple com pessoas de outras plataformas, como Android ou Windows.

O que é o SharePlay e como ele funciona?

Créditos: Divulgação / Apple
Créditos: Divulgação / Apple

O SharePlay é um recurso projetado para que os usuários ouçam suas músicas favoritas através do Apple Music, compartilhem sua tela e assistam filmes e séries juntos, enquanto conversam por vídeo chamada do FaceTime.

Com a conexão em tempo real, a reprodução é perfeita. Os controles de reprodução permitem que qualquer pessoa na chamada de vídeo dê play, pause ou acelere o vídeo. Além disso, o SharePlay também tem suporte à Apple TV, e com isso é possível que os usuários assistam filmes e séries enquanto conversam por chamada de vídeo com a facilidade da tela grande de uma smartTV.

Porém, é importante lembrarmos que o recurso não é uma nova invenção da Apple. Isso porque serviços como Amazon Prime Video, Hulu e Disney+ já ofereciam o recurso de assistir vídeos e ouvir música dentro de uma chamada de vídeo há tempos.

Entretanto, a Apple apresentou seu recurso com algumas melhorias, como sua profunda integração com a capacidade de oferecer uma transmissão perfeita em vários dispositivos, incluindo iPhone, Mac e iPad.

Serviços suportados

O SharePlay oferece suporte ao Apple TV e Apple Music, assim como vários serviços de vídeo de terceiros com a ajuda de uma API. O SharePlay suporta os seguintes serviços de streaming:

  • Hulu
  • Disney+
  • HBO Max
  • Pluto TV
  • Twitch
  • NBA TV
  • Paramount+
  • MasterClass
  • TikTok
  • ESPN+

Como você pode reparar, a Netflix não está nesta lista, infelizmente. Espera-se que em breve a Apple consiga oferecer suporte para o principal serviço de streaming do mundo.

Usuários de Windows e Android podem usar o SharePlay no FaceTime?

Infelizmente, no momento a Apple só liberou o SharePlay para os usuários de iPhone, apesar de ser possível fazer chamadas com usuários do Windows e Android. O SharePlay só é compatível com iOS, macOS, iPadOS e com a Apple TV.

Quando o SharePlay estará disponível?

Infelizmente o SharePlay ainda não foi lançado. Apesar disso, já deixamos disponibilizado abaixo os passos que você deverá seguir no seu dispositivo para usar o compartilhamento de tela dentro do FaceTime.

Sobre o lançamento do SharePlay, a Apple informa que será lançado ainda este ano nos seus sistemas operacionais iOS, iPadOS, macOS e tvOS.

Como usar o SharePlay no FaceTime

Abra o aplicativo FaceTime no seu iPhone ou iPad com iOS 15, ou posterior, clique na opção 'Criar link' ou no botão 'Novo FaceTime' e faça uma chamada de vídeo com quem tem um dispositivo Apple compatível.

Créditos: Divulgação / Apple
Créditos: Divulgação / Apple
  1. Na vídeo chamada, toque na opção 'Screenshare', no canto superior direito do painel de controle e em seguida, clique na opção 'Compartilhar Minha Tela', que aparece por pop-up.
  2. Navegue até o aplicativo de streaming do seu desejo e comece a reproduzir o filme ou série que deseja transmitir.
  3. Clique na opção 'Comece a Compartilhar' para começar a transmitir seu filme com sua família e amigos.