Quem não tem um iPhone, iPad ou Mac, mas sempre teve vontade de usar o Facetime, agora tem um motivo para comemorar: com o lançamento do novo sistema operacional da Apple, o iOS 15, é possível usar o aplicativo de videochamadas mesmo sem um aparelho da Apple. Isso mesmo! Quem tem um Android ou Windows pode usar o Facetime.

Em uma possível resposta da Apple ao aplicativo de chamadas de vídeo Zoom, a gigante do software agora permite que usuários do Android e Windows participem das chamadas do FaceTime. Confira a seguir como usar o Facetime no Android.

iOS 15: Como usar o Facetime no Android ou no Windows?

Antes de mais nada, é importante citar que o aplicativo FaceTime não está disponível para download nos sistemas operacionais Android e Windows. Apesar disso, é possível usar. Como assim? O que acontece é que por meio de um link, um usuário de iPhone, iPad ou um Mac pode convidar um amigo que tenha Android ou Windows a participar de uma chamada pelo Facetime.

Em suma, para usar o Facetime no Android ou Windows, é necessário receber um convite de uma pessoa que tenha um dispostivo da Apple. Sendo assim, o usuário da Apple que baixou o iOS 15, já pode iniciar uma chamada do Facetime com um dispositivo Android ou Windows.

Como criar o link Facetime no iPhone

Abaixo, confira o passo a passo para criar um link para o Facetime no iPhone. A partir disso, você pode convidar um usuário de outro sistema operacional para a chamada.

1. Abra o aplicativo FaceTime no seu aparelho da Apple;

2. Em seguida, toque em "Criar link";

3. Logo após, uma tela vai deslizar para cima da parte inferior que diz "Link do FaceTime". Nessa tela, você pode clicar em "Adicionar nome" para inserir o nome do usuário com quem você deseja realizar o seu bate-papo;

4. Após escolher o contato, na mesma tela, você vai ver as opções para compartilhar o link. O compartilhamento pode ser via mensagem de texto, e-mail, Twitter, calendário ou outros aplicativos que você tem em seu aparelho.

Facetime > Criar Link > App e Contato > Enviar.
Facetime > Criar Link > App e Contato > Enviar.

5. No Android ou Windows, para participar da chamada, basta tocar no link do chat que você acabou de receber e depois clicar em "Participar".

Como participar de uma chamada do FaceTime usando um dispositivo Android ou Windows?

Para participar de uma Facetime no Android ou Windows, tudo o que você precisa é do link enviado pela pessoa que tem um dispositivo da Apple, como um iPhone, iPad ou um Macbook. Em suma, não é necessário baixar um aplicativo, pois ele não está disponível para o seu sistema operacional.

Veja como participar de uma chamada do FaceTime através de um link compartilhado.

1. Abra o Link do FaceTime enviado pela pessoa que tem um dispositivo Apple;

2. Feito isso, o link vai ser aberto no seu navegador (para isso, é necessário ter a versão mais recente do Google Chrome ou Microsoft Edge);

3. Em seguida, digite seu nome, clique em Permitir que o Facetime use sua câmera e microfone e depois toque em "Entrar";

4. Logo após, a tela vai mostrar a seguinte mensagem "Aguardando permissão para entrar". Nesse caso, é necessário aguardar que a pessoa que te convidou aprove sua participação na vídeo chamada.

Link do Facetime > Insira seu nome > Continuar.
Clique no Link do Facetime > Insira seu nome > Permitir >Entrar.

Enfim, esperamos que você tenha gostado do nosso tutorial de como usar o Facetime no Android ou no Windows.