Apesar do iOS 15 ter sido lançado há cerca de duas semanas, nem todas as novidades da nova versão do sistema operacional para iPhones já chegou aos smartphones. A Apple deve lançar mais novidades em breve, e neste artigo você vai saber de antemão quais são as novas. Isso porque listamos abaixo 7 funções do iOS 15 que ainda serão lançadas.

Lembrando que a Apple lançou já diversos recursos com a atualização do iOS, como a capacidade de fazer chamadas do FaceTime com usuários de Android, os novos Modo Foco, compartilhamento mais fácil no iMessage e melhores direções no Apple Maps.

Além disso, há outras novidades muito interessantes, como o SharePlay (recurso que permite assistir filmes, séries e ouvir músicas no Apple Music com alguém no FaceTime), o Áudio espacial, o Isolamento de voz voz para quando você está usando o FaceTime em um ambiente barulhento e a possibilidade de usar o Modo retrato nas videochamadas do FaceTime. Para saber mais sobre as novidades já lançadas, confira o post abaixo.

Mas enfim, se você já estava sabendo disso, então chega de enrolação e vamos logo conferir quais são as novidades que devem chegar em breve no seu iPhone.

7 Recursos do iOS 15 que ainda não foram lançados

Novidades no app Wallet

Imagem: Divulgação / Apple.
Imagem: Divulgação / Apple.

A Apple distribuiu duas versões beta do iOS 15.1 para desenvolvedores e testadores públicos. Em uma atualização, a Apple permite que os usuários adicionem cartões de vacinação ao Apple Wallet.

A novidade é muito interessante, ainda mais neste momento, em que gradualmente a sociedade está fazendo a retomada de atividades que foram pausadas pela pandemia da covid-19.

E em muitas dessas atividades, como por exemplo o retorno da torcida nos jogos de futebol, é necessário apresentar o cartão de vacina para poder participar. Usuários de iPhone terão um recurso extra neste sentido. Outra novidade que deve chegar no Wallet é a possibilidade de armazenar documentos como sua carteira de motorista em seu iPhone.

Controle Universal

O Controle universal (Universal Control) é um dos recursos mais aguardados futuramente nos iPhones. Anunciado na WWDC, esse recurso permite que os usuários de Mac controlem um iPhone, iPad ou até mesmo outro Mac usando o teclado e mouse do computador.

Com um único teclado e mouse ou trackpad voce poderá controlar ao mesmo tempo seu iPhone, iPad e Mac. Ou seja, o teclado, mouse e trackpad poderam se conectar e mais de um dispositivo ao mesmo tempo. De acordo com a Apple, o Controle Universal será lançado ainda este ano.

SharePlay

Imagem: Divulgação / Apple.
Imagem: Divulgação / Apple.

O SharePlay é um recurso que permite aos usuários compartilhar músicas, vídeos ou até mesmo a tela do dispositivo com outras pessoas via FaceTime. Este foi o primeiro recurso que a Apple mostrou no palco da WWDC 2021.

Após o lançamento do iOS 15 beta 6, a Apple desativou o SharePlay, que não foi lançado no iOS 15. A empresa não detalha os motivos para adiar o lançamento público do SharePlay, mas garante que o recurso será lançado em atualizações de software ainda neste ano.

Relatório de Privacidade do Aplicativo

A Apple continua adicionando mais controles de privacidade ao seu sistema operacional, e a empresa anunciou um novo Relatório de Privacidade de Aplicativos com o iOS 15. Este relatório pode ser encontrado no aplicativo Configurações com detalhes sobre quais dados e sensores cada aplicativo acessou nos últimos sete dias.

Uma seção em Configurações permite que você veja com que frequência os aplicativos acessaram sua localização, fotos, câmera, microfone e contatos durante os últimos sete dias. Ele também mostra quais aplicativos entraram em contato com outros domínios e como recentemente eles entraram em contato com eles.

Infelizmente, o Relatório de Privacidade do Aplicativo exigirá que uma futura atualização do iOS 15 seja ativada, já que a Apple diz que o relatório não está disponível no lançamento.

Domínio de e-mail personalizado

A Apple confirmou em seu site que os usuários do iPhone poderão usar seus próprios domínios no e-mail do iCloud. A Apple diz que alguns dos recursos do iCloud+, incluindo este, devem chegar nos smartphones da marca ainda este ano.

Aplicativo Maps em 3D no Apple CarPlay

Imagem: Divulgação / Apple.
Imagem: Divulgação / Apple.

A Apple demonstrou na WWDC 2021 diversas melhorias no aplicativo Maps, incluindo interatividade em 3D, novos recursos de condução, pesquisa melhorada, guias com curadoria e edifícios detalhados em algumas cidades.

Cidades como São Francisco, Los Angeles, Nova York e Londres foram demonstradas com detalhes de elevação, estradas, árvores, edifícios e pontos turísticos. Embora o recurso já esteja disponível no iOS 15, para a navegação em 3D no Apple CarPlay deve chegar posteriormente.

Legacy Contacts

A Apple finalmente permitirá que os usuários escolham pessoas para poder ter acesso ao seu Apple ID em caso de falecimento. Esses contatos poderão acessar sua conta e dados mesmo sem ter sua senha. Para isso, o contato deverá provar à Apple que o dono do iPhone realmente morreu.

O programa Legado Digital permite que você designe pessoas como Contatos Legados para que elas possam acessar sua conta e informações pessoais em caso de sua morte.

O recurso esteve disponível para usuários beta do iOS 15 até a quarta versão, mas a Apple removeu e disse que o recurso retornará em um lançamento futuro.

Encontrar seus AirPods

Os fones de ouvido da Apple são pequenos e sem fio, o que torna fácil perder eles dentro de casa. Por isso, na mesma lógica de funcionamento das AirTags, o iOS 15 usará a tecnologia Bluetooth para localizar com precisão os AirPods quando você estiver perto dos fones mas não esteja encontrando.

Este recurso estará disponível tanto para os AirPods Pro quanto para os AirPods Max, e também mostrará a localização atual dos AirPods no mapa, mesmo quando eles não estejam conectados ao seu iPhone ou iPad.