Steve Jobs, uma das personalidades mais bem-sucedidas e famosas no mundo dos negócios, conhecido também como um verdadeiro mestre quando o assunto é falar em público. Sua oratória e desenvoltura sempre cativou os jornalistas e fãs da Apple nas ocasiões em que uma grande novidade era apresentada ao público. Nesta terça-feira, 5 de outubro, a ausência de Steve Jobs completa uma década, o que rendeu muitas homenagens e recordações pelo mundo afora.

Apple presta homenagem a Steve Jobs

A Apple, empresa fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak, publicou um vídeo chamado "Celebrando Steve", com flashes das memórias do ex-CEO que faleceu em 5 de outubro de 2011 depois que lutou contra um câncer. O material pode ser acessado no site da própria empresa, logo na página inicial, onde aparece um fundo com diversas fotos do executivo.

Celebrando Steve Jobs, homenagem prestada pela Apple e seu site oficial. (Crédito: Apple/Reprodução)
Celebrando Steve Jobs, homenagem prestada pela Apple e seu site oficial. (Crédito:Apple/Reprodução)

O vídeo possui falas do próprio Steve Jobs em entrevistas e keynotes, além de fotos icônicas da Apple, como da equipe responsável pelo primeiro Macintosh, do iPhone em 2007 e até a famosa apresentação do MacBook Air em 2008, que impressionou a todos sendo retirado de um envelope.

Além desse material, há uma declaração da família de Jobs. Dentre as frases, uma delas diz:

"Já faz uma década que convivemos com os sentimentos de pesar e superação. Hoje, nossa gratidão cresceu a ponto de se equiparar com a perda."

Confira a homenagem no site da Apple: apple.com.

Relembre 5 apresentações de Steve Jobs

Stanford — 2005

Começamos com o famoso discurso de Steve Jobs para um grupo de estudantes universitários da Universidade de Stanford. De forma inspiradora e com pouco menos de 15 minutos, Jobs explicou para aqueles estudantes como as pessoas devem buscar a melhor vida possível e permanecer "tolas e famintas" o tempo todo.

Apresentação do iPhone — 2007

Vídeo incorporado do YouTube

Em 2007, Jobs apresentou o iPhone, dispositivo que impressionou a todos com seu toque inovador. Além disso, as falas do executivo gerou suspense no público, o que tornou a apresentação ainda mais memorável e seguiu de modelo para o anúncio de diversos dispositivos depois dele.

MacBook Air — 2008

Macbook Air - Steve Jobs 2008 - Foto: Divulgação
Macbook Air - Steve Jobs 2008 - Foto: Divulgação

Poucos vezes vimos apresentações tão históricas quanto a do MacBook Air em 2008. Para mostrar a espessura ultrafina do notebook, Steve Jobs tirou o dispositivo de um envelope.

iPad — 2010

iPad 2010 - Steve Jobs - Foto: Divulgação
iPad 2010 - Steve Jobs - Foto: Divulgação

Na visão de Jobs, o primeiro tablet da Apple tinha uma missão clara: ser um dispositivo entre smartphones e laptops, que pode ser melhor do que esses dois dispositivos em certas tarefas. Para ele, os computadores possuem limitações, como a lentidão inerente dos produtos na época e a baixa qualidade da tela. Com esse argumentos persuasivos, Jobs mostrou ao mundo que o iPad poderia se tornar um negócio rentável para a empresa.

Não é à toa que até hoje, a Apple ocupa a posição de liderança no mercado de tablets.

Última apresentação — 2011

Vídeo incorporado do YouTube

Na WWDC 2011, a conferência global de desenvolvedores de aplicativos para produtos da Apple, Steve Jobs fez seu último discurso oficial no palco. Jobs falou sobre o iCloud, serviço de computação em nuvem, gerenciamento de documentos no sistema iOS e a loja de música online da empresa, iTunes Music Store.