No próximo dia 22 de outubro, a Apple deve disponibilizar nas lojas do Brasil, a nova linha de iPhone 13. Em suma, nas versões iPhone 13 Pro e Pro Max, a Apple disponibiliza a ampliação de armazanamento de 512 MB para 1 TB. Entretanto, há rumores de que a fabricante ainda não está satisfeita com a capacidade, e deve elevar, ainda mais, a memória na próxima geração de smartphones.

De acordo com rumores divulgados pelo site da China, MyDrivers, os colaboradores da Apple estão testando uma memória flash QLC. A mesma usa 4 bits por célular, e assim, substitui a memória TLC, com 3 bits por célula, que é usada atualmente. Em suma, isso deve disponibilizar uma redução dos custos dos componentes para a Apple, além da possibilidade de ofertar uma capacidade de até 2 TB.

Nova família de iPhones com versão de 2 TB

A mudança por uma memória flash QLC pode ter uma terceira razão, além de técnica e econômica. Não é segredo para ninguém, que as fabricantes encontram dificuldade de suprimento de chips.

Diante disso, a Apple precisou refazer alguns compromissos de compra de componentes para o iPhone 13. E isso, parece ter sido continuado para a produção da próxima geração de dispositivos.

A memória QLC possui uma classificação de resistência de gravação de dados mais baixa. E assim, tem menos ciclos de uso, do que outras tecnologias. Entretanto, mesmo se usados extensivamente, os iPhones em 2022, com QLC devem durar ANOS.

Embora o MyDrivers não seja uma fonte oficial, o site já revelou detalhes precisos sobre os produtos da Apple. Antes do anúncio de lançamento do iPad Air, o site deu informações precisas, tais como o USB-C, o processador A14, e as alterações de design. Ademais, o site também divulgou dados verídicos sobre o M1 iPad Pro neste ano.

Sofisticação das versões PRO

A partir da inclusão de novos recursos nos aparelhos, é normal que os smartphones demandem mais memória para operar. Exemplo disso, é a adição da opção de vídeo ProRes em 4K, que a Apple adicionou no iPhone 13 PRO. Cada minuto filmado consome em torno de 6 GB de armazenamento.

Porém, assim como ocorreu com o iPhone 13, a Apple deve guardar as configurações mais potentes, como a memória de 2 TB, para a versão PRO. E assim, o iPhone 14 normal deve ter um armazenamento de até 1 TB.