O iOS 14.5 chegou ao público recentemente e trouxe muitos recursos interessantes. Apesar disso, a gigante de Cupertino já começa a se preparar para anunciar a próxima versão do sistema operacional. As versões beta do iOS 14.6 e iPadOS 14.6 para desenvolvedores foram lançadas pela Apple nesta terça-feira (11).

Esta já é a terceira edição beta desta versão do sistema e está disponível apenas para os usuários inscritos no programa Apple Developer Center. Em comparação com a última atualização liberada para o público, o iOS 14.6 e o iPadOS 14.6 têm pouquíssimas alterações, apenas com foco em corrigir bugs e outras brechas de segurança, além de otimizar ainda mais o sistema.

O que há de novo?

Para o AirTag, rastreador recém lançado pela empresa, a nova versão beta do sistema adiciona um novo recurso que permite inserir um endereço de e-mail como um método de contato no Modo Perdido. No iOS 14.5, existe apenas a opção de inserir um telefone.

Agora é possível inserir o endereço de email no Modo Perdido do AirTag. (Imagem: Reprodução / itHome)
Agora é possível inserir o endereço de email no Modo Perdido do AirTag. (Imagem: Reprodução / itHome)

Além disso, a Maçã também criou as bases para o sistema Apple Card Family, um recurso que a Apple lançou no evento de abril, ao qual permite aos cônjuges compartilharem uma conta do Apple Card, dividindo o crédito entre elas.O Apple Card Family tem capacidade para inserir uma família de até cinco pessoas, com crianças maiores de 13 anos, permitindo assim que os pais compartilhem esse crédito com seus filhos, mas com limite de ações e monitoramento total dos pais pelo próprio aplicativo.

Apesar de não oferecer nenhuma alteração significativa, cada versão do sistema operacional da Apple é capaz de tornar a navegação mais suave e eliminar alguns bugs. As duas primeiras versões beta da edição 14.6 mudaram o design do reprodutor de podcasts da Apple, além de inserir também uma transição muito mais simples da versão de teste para a estável através do recurso "Atualização de Software" nas configurações do iOS.

No geral, a grande atualização é mesmo o já lançado iOS 14.5, mas acredita-se que enquanto as versões beta forem saindo, mais recursos vão entrando. Um desses recursos esperados é a aplicação das suas novas regras de privacidade, além da possibilidade de personalizar o sistema por completo, como trocar a voz da Siri, por exemplo.

Vale lembrar que além da versão beta 3 dos iOS e iPad OS 14.6, a Apple também lançou o watchOS 7.5, o tvOS 14.6 e a versão beta 3 do macOS Big Sur para desenvolvedores. Essas atualizações também não têm grandes alterações, apenas oferecem melhorias de desempenho.