A privacidade se tornou um ponto muito importante para a maioria dos usuários que procuram maneiras de evitar que grandes empresas como o Facebook rastreiem sua atividade de navegação na web, porém o problema pode ser ainda maior após a popularização de rastreadores de objetos, como o AirTag da Apple. Apesar de ser uma solução inteligente para localizar itens pessoais, especialistas alertam que esse tipo de tecnologia pode ser usada para monitorar pessoas, visto que o dispositivo possui um tamanho discreto e pode ser usado como uma maneira abusiva de controlar os parceiros.

O que é o AirTag?

O AirTag foi revelado no último evento da Apple e chegou como uma solução para quem procura um rastreador que tenha compatibilidade com o iPhone, como chaves, mochilas ou carteiras, por exemplo, funcionando mesmo sem que haja conexão com Wi-Fi ou GPS. A novidade ainda não está disponível para compra através da loja oficial da Apple Brasil e não há previsão de quando o gadget chegará por aqui, embora já tenha o preço revelado: R$ 369 cada ou R$ 1.249 o kit com quatro rastreadores.

AirTag desmontado. (Foto: Reprodução).
AirTag desmontado. (Foto: Reprodução).

Problemas de privacidade

A maior preocupação em relação ao e AirTag é a segurança e privacidade do usuário em geral, visto que apesar do gadget ter como função rastrear objetos também pode ser usado de forma invasiva para localizar pessoas, podendo aumentar o número de casos relacionados à violência doméstica. A Rede Nacional para Acabar com a Violência Doméstica (NNEDV), uma organização sem fins lucrativos que visa acabar com a violência contra as mulheres, disse que o AirTag pode ser usado como uma ferramenta de vigilância.

É verdade que dispositivos anti-perda, como rastreadores GPS de crianças e rastreadores de objetos não são uma novidade no mercado, no entanto, o Find My da Apple e o Amazon's Sidewalk podem tornar esses dispositivos mais fáceis de usar, permitindo que usuários mal-intencionados usem os esquipamentos para monitorar pessoas, visto que a função de rastreamento funciona mesmo sem sinal Wi-Fi ou GPS.

Apple AirTag. (Foto: Reprodução/Unsplash).
Apple AirTag. (Foto: Reprodução/Unsplash).

A ferramenta é interessante e uma boa opção para quem sempre perde objetos, porém é preciso ter cautela ao usar o novo recurso, ou seja, nada de querer rastrear pessoas. Esse problema também está presente em outros rastreadores, como nas opções da Samsung ou Oppo.

Fonte