Com a chegada da versão mais atualizada do sistema operacional, foi relatado que a Siri, assistente virtual do iOS, está solicitando a permissão para que os usuários definam um aplicativo de música ou podcasting de terceiros como o reprodutor padrão para comandos de voz. Muitos usuários não entenderam muito bem como esse recurso funciona, sendo que a solicitação era feita de forma esporádica e sem nenhum menu para configuração manual.

Para esclarecer a função e seu propósito, a Apple foi procurada pelo portal TechCrunch, e em nota, explicou que não existe uma configuração específica no iOS 14.5 com a opção de configurar um reprodutor de música padrão, assim como existe para outros aplicativos como serviços de email ou navegação, por exemplo.

Aplicativo certo para o momento certo

A partir disso, a Apple explicou que este pedido da Siri serve para inteligência artificial da assistente aprender quais aplicativos você usa para determinado tipo de conteúdo, sendo necessário questionar apenas uma vez, justamente na primeira tentativa de reprodução. Para entender de outra forma, a Siri é capaz de aprender qual aplicativo você usa para um específico tipo de conteúdo, e não reproduzir tudo por um único aplicativo padrão.

Por exemplo, você pode preferir usar o Spotify para reproduzir músicas, mas pode gostar de ouvir programas semanais pelos Google Podcasts. Ao tentar reproduzir pela primeira vez, a Siri pede para o usuário escolher o app padrão para esse tipo de material. O mesmo se aplica para gêneros musicais: você pode gostar de ouvir mixagens de eletrônicas pelo YouTube, mas prefere ouvir Madonna ou Michael Jackson no Apple Music.

A Siri pode aprender a indicar o aplicativo certo para o momento certo. (Imagem: Reprodução / Apple)
A Siri pode aprender a indicar o aplicativo certo para o momento certo. (Imagem: Reprodução / Apple)

Leia também:

Assim, a Siri entende as preferências do usuário de acordo com a forma que você utiliza os reprodutores de áudio disponíveis. Isso torna a assistente virtual do iOS mais útil por fornecer o acesso ao aplicativo certo para o momento certo.

O TechCrunch ainda analisou essa novidade e concluiu dizendo que a opção de "não permitir que o usuário selecione um aplicativo de música 'padrão' é uma jogada inteligente para melhorar a experiência no iOS", e sem a necessidade de especificar o aplicativo toda vez que você for reproduzir determinado conteúdo.