A polêmica entre Facebook e Apple ainda tem muito "pano pra manga". A dona do iOS permanece defendendo com veemência a mudança no formato de compartilhamento de dados dos seus usuários para a indicação de anúncios, e como o Facebook ainda não engoliu essa, uma nova campanha chega aos utilizadores de iPhone, incentivando a permissão para o rastreamento de dados.

O que acontece é que diversas empresas, assim como o Facebook, costumam coletar dados dos usuários a fim de personalizar anúncios a uma pessoa individual com base em demografia, localização geográfica, interesses e atividade. Em contrapartida, a Apple considerou essa uma postura que inflige a privacidade de seus usuários, e desde o fim do ano passado, começou a obrigar os desenvolvedores de aplicativos a solicitar a permissão dos usuários de forma explícita, algo que deixou a rede social de Mark Zuckerberg muito infeliz.

Com o objetivo de contornar a situação, o Facebook recorreu a aos jornais, preparou um processo contra a empresa de Cupertino e agora lança uma campanha que promete ajudar as pequenas empresas.

"Boas ideias merecem ser encontradas"

Nesta quinta-feira (25), a rede social criou um anúncio em vídeo com o slogan "Boas ideias merecem ser encontradas". Confira a descrição do anúncio e em seguida o vídeo;

O mundo está cheio de boas ideias. Agora, graças a anúncios personalizados, pequenas empresas podem ser encontradas. Boas ideias merecem ser encontradas.

Vídeo incorporado do YouTube

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Essa campanha criada pelo Facebook é um grito para os seus usuários continuarem permitindo que a plataforma rastreie e colete dados sobre seus gostos, a fim de personalizar os anúncios. O curioso é que o tom do vídeo é meio cômico, com o Facebook indicando que esse rastreamento de dados é uma coisa nova, o que na verdade não é. Até a chegada do iOS 14.5, o Facebook sempre coletou os dados de seus usuários e ainda continua fazendo no caso daqueles que não se posicionaram com a sua opção de permissão.

Também podemos perceber que o vídeo fala mais sobre os usuários do Facebook e Instagram comprando alguma coisa, do que das pequenas empresas propriamente dito. É claro que a postura da rede social contra a Apple faz sentido, e nos bastidores é possível perceber que de uma forma ou outra, a plataforma tem procurado ajudar esses pequenos empreendimentos. Exemplo disso é que o Facebook está dispensando o pagamento de taxas para empresas que vendem produtos com checkout em lojas até junho de 2021 e não cobrará taxas sobre eventos online pagos até agosto.

Todavia, apesar desses gestos prometerem ajudar as pequenas empresas com alguns custos de publicidade, algumas pessoas parecem não concordar com a campanha, e prova disso é o número de "likes e dislikes" no vídeo. No momento da produção desta matéria, o vídeo está com apenas 70 curtidas, enquanto mais de 2.100 pessoas reprovaram o anúncio. Os comentários também estão desativados.