Três novos chips da Samsung são esperados para este ano, sendo o Exynos 800 para dispositivos de nível intermediário, o Exynos 1200 para alto desempenho e o topo de linha Exynos 2200. Este último em específico é destinado para smartphones e laptops que utilizem o sistema Android, com arquitetura semelhante entre as duas versões mas otimizado para diferentes tipos de dispositivos.

A arquitetura em questão é baseada na RDNA da AMD, o que confirma rumores anteriores de que a Samsung está mesmo trabalhando em um processador com GPU da AMD. A intenção da fabricante é lançar esse chip ainda em 2021, mas aparecendo nos primeiros dispositivos a partir do ano que vem.

Fontes ainda confirmam que o Exynos 2200 terá uma versão desenvolvida para laptops compactos que executem o sistema operacional Windows On ARM, podendo ser apresentado no último trimestre deste ano. Mas falando sobre a versão móvel do processador, o leaker @TheGalox_ divulgou nesta terça-feira (2) alguns números precisos sobre algo que já vinha sendo especulado: o Exynos 2200 é melhor que o A14 da Apple!

Leia também:

Samsung Exynos 2200 vs A14 Apple

Apesar do resultado do recém lançado Exynos 2100 não ter superado as expectativas e reconquistado a confiança dos usuários, o Exynos 2200 tem apresentado uma certa vantagem não somente sob o seu antecessor, como também do seu rival A14 da Apple. De acordo com a fonte, o chip da Samsung possui desempenho e GPU duas vezes mais rápido que a versão da Maçã e 2,5 vezes mais rápido que o Exynos 2100.

Com a promessa de se tornar o próximo chip high-end, o novo Exynos apresenta números significativamente superiores ao dos que são oferecidos nos iPhones e iPads, por exemplo. Ainda sem uma data oficial de lançamento, o Exynos 2200 é indicado para alimentar o próximo flagship da Samsung no ramo de smartphones, mas ainda há um entrave em que é necessário aguardar o anúncio oficial da AMD para a sua nova GPU mobile que deve acontecer em junho, e podendo chegar a linha Exynos pouco depois disso.