Durante as últimas semanas, rumores têm sido ventilados na rede sugerindo o desenvolvimento de um iPhone dobrável, o primeiro smartphone da Apple a chegar com essa tecnologia. De acordo com as informações mais recentes, esse suposto aparelho já está saindo do papel e começando a ser construído, para que finalmente seja lançado em 2023.

De acordo com a página taiwanesa DigiTimes, para que o iPhone dobrável possa finalmente ver a luz do dia, a Apple contratou a LG para o desenvolvimento de um protótipo com essa tecnologia, uma das empresas mais conhecidas no ramo de displays, ao lado da Samsung.

É claro que essa suposta parceria não indica se os futuros iPhones terão painéis OLEDs dobráveis feitos pela LG. Pelo que foi divulgado, a Apple está apenas testando a tecnologia da empresa, e deve fazer o mesmo com outras fabricantes até que o processo de construção seja de fato decidido.

Suposto esboço do iPhone dobrável apresenta design e forma de construção. (Imagem: DigiTimes)
Suposto esboço do iPhone dobrável apresenta design e forma de construção do smartphone. (Imagem: DigiTimes)

Leia também:

2023 seria tarde demais?

Se levarmos em consideração que os primeiros smartphones dobráveis foram anunciados em 2019 pelas fabricantes Samsung, Huawei e Motorola, podemos afirmar que o lançamento de um iPhone dobrável somente em 2023 pode parecer tarde demais, já que existirá um intervalo de quatro anos para os primeiros modelos de suas concorrentes.

Essa questão pode ser respondida em cima de dois fatores: a Apple pode ter esperado o amadurecimento da tecnologia, aprimorando novas formas de construção dos mecanismos, ou a empresa pode ter acreditado que essa tecnologia não fosse realmente virar uma tendência no mercado.

Hoje em dia, os smartphones dobráveis são modelos de encher os olhos com um design mais atraente e criativo que o outro. Porém, eles ainda não são tão comuns, muito por conta de seu preço elevado. Essa é uma base para acreditar que no decorrer do tempo, as empresas possam encontrar alternativas para deixar essa tecnologia mais acessível. Se a Apple vai adotar essa forma de pensamento é algo que ainda não podemos confirmar.