Na última geração do iPhone a Apple manteve o recurso de entalhe no formato retangular, design que foi implementado pela primeira vez em 2017 no iPhone X, modelo que chegou ao mercado trazendo várias novidades, como o notch frontal (espaço destinado a abrigar os sensores) e processador A11 Bionic, que para a época era o mais potente da empresa e estava presente exclusivamente nos modelos carro-chefe da fabricante.

O conceito do design do iPhone X foi implementado em outras duas gerações, porém é possível que em seu próximo smartphone a maçã finalmente mude o visual dos seus celulares, desta vez aumentando a proporção de tela em relação a construção do aparelho.

Sem o notch

Marcas como a Samsung, Xiaomi e dentre outras já aboliram o entalhe no formato retangular de seus dispositivos, utilizando apenas uma área circular para abrigar o sensor de câmera frontal, com isso aumentando a o espaço útil do display. Rumores indicam que neste ano a Apple seguirá a tendência mundial e irá remover o entalhe dos próximos iPhones, mais especificamente a partir do 13.

É possível que o próximo lançamento não seja compatível com o recurso do Face ID, que provavelmente será substituído por um sensor de impressões digitais localizado sob a tela do aparelho. A mudança tem como ponto de partida a falta de reconhecimento do Face ID quando os usuários estão utilizando máscara, dessa forma sendo necessário digitar a senha manualmente.

Renderização. (Foto: Reprodução/Gizchina).
Renderização. (Foto: Reprodução/Gizchina).

Apesar de ser uma boa ideia por parte da Apple ainda há questionamentos sobre a solução que a fabricante irá utilizar para abrigar a câmera frontal, visto que por enquanto ainda as câmeras sob a tela ainda não são populares e viáveis. A alternativa, acredito, será um módulo pop-up semelhante ao que encontramos no Motorola One Fusion.

Exemplo de câmera pop-up. (Foto: Divulgação/Motorola).
Exemplo de câmera pop-up. (Foto: Divulgação/Motorola).

Leia também:

Always on Display

O Always on Display é um modo de tela sempre ativa durante a tela de bloqueio e que fornece algumas informações para o usuário sem que seja preciso acionar o smartphone, como hora, porcentagem da bateria e notificações. Esse recurso está presente desde versões mais simples do Android e possivelmente será implementado de forma nativa no iPhone 13.

Fonte: Gizchina.