Embora tenhamos que aguardar muitos meses até o lançamento do iPhone 13, vazamentos e rumores já apontam para novos recursos. Uma das últimas informações que chegaram foi a presença da tela com recurso Always-on Display e agora, taxa de atualização ProMotion de 120 Hz e vídeos em modo retrato.

Além disso, o vazamento diz que usará câmeras melhores para astrofotografia, maior capacidade de carregamento sem fio e acabamento fosco na parte traseira. Curiosamente, os smartphones Android já possuem a maioria desses recursos. Na verdade, a Apple está pelo menos dois anos atrás da concorrência no que diz respeito à maioria desses recursos.

O Always-On Display já está em dispositivos Android há quase cinco anos. Vídeos em modo retrato e smartphones Android e, ainda, tela com taxa de atualização de 120 Hz estão no mercado há quase dois anos.

iPhone 13, tela de 120Hz, Modo astrografia, vídeo em modo retrato e carregamento melhorado

De acordo com o vazamento, a Apple trará o recurso Always-on Display mostrando de forma persistente o relógio e o percentual de bateria. Além disso, ele mostrará notificações por meio de "uma barra e ícones".

O leaker afirma que, quando houver uma notificação, ela "aparecerá normalmente, mas a tela não acenderá completamente". Em vez disso, "será exibido como você está acostumado agora, exceto esmaecido e apenas temporariamente".

De acordo com o vazamento, o carregamento sem fio do MagSafe ficará melhor. Considerando que o carregador sem fio MagSafe do iPhone 12 suporta apenas 15W de carregamento.

Falando de dispositivos com sistema Android, temos carregamento sem fio que já ultrapassa 50W. Além disso, alguns usuários afirmam que os ímãs de carregamento sem fio MagSafe do iPhone 12 são fracos. A empresa também pode melhorar nesse aspecto.

A Apple também incluirá um modo de astrofotografia no iPhone 13, com isso as capturas noturnas deverão ter um resultado ainda melhor, soma-se a isso a identificação automática quando um usuário apontar seu smartphone para o céu. Ele também identificará automaticamente características como a lua e as estrelas. Se detectar qualquer um desses cenários, ele mudará automaticamente para o modo.

Desde o lançamento do iPhone 7 Plus, os usuários da Apple têm capturado imagens em modo retrato. No entanto, para vídeos, eles terão que esperar pelo iPhone 13 ou superior para receber tal recurso. Simplificando, o modo retrato desfoca o fundo e mantem o objeto ou pessoa em primeiro plano focado. Sabemos que esse recurso é mais difícil de ser aplicado com objetos em movimento, mas também existem smartphones com Android, já com o recurso e com resultados muito satisfatórios.

Rumores anteriores apontam também para o retorno do Touch ID no iPhone 13. Considerando que é difícil usar o Face ID ao usar uma máscara, por exemplo, com isso a empresa considera voltar com o recurso. Além disso, também há relatos de que o Touch ID estará sob a tela.