A Apple está preparando uma enxurrada de novos produtos que serão lançados durante esse ano, e uma das novidades deve seguir o sucesso dos novos Macs com chip M1 proprietário da Maçã. Rumores têm se espalhado de que a empresa de Cupertino está desenvolvendo um novo chip de 5 nanômetros para smartphones, e a sua estréia já estaria programada para o próximo iPhone 13.

Como de praxe, a Apple não confirmou que realmente esteja desenvolvendo um novo processador para o iPhone 13, porém, parece que a empresa vai trazer a nova linha de dispositivos em quatro modelos, assim como aconteceu com o iPhone 12. Sobre o processador A15 de 5 nm, acredita-se que a principal responsável pelo desenvolvimento seja a TSMC.

Um passo importante para o futuro

A fonte confirma que a Apple já está desenvolvendo o chip A15 com a TSMC e esse projeto deve seguir adiante para o futuro da companhia. Com o iminente sucesso do iPhone 13 com um chip proprietário de 5 nm, a companhia deve continuar mantendo esse passo o que resultaria no lançamento de um chip de 4 nm para 2022 com o suposto iPhone 14.

Seguindo a receita de sucesso alcançada com os novos Macs que o chip Apple Silicon, os próximos iPhones receberiam um upgrade em relação a desempenho, performance e principalmente eficiência energética, um dos principais contras dos aparelhos da companhia de Tim Cook. Resumindo, esse chip seria capaz de oferecer uma performance mais eficiente, consumindo menos energia.


Suposto iPhone 13

Teoricamente, a diferença entre o iPhone 13 e o já lançado iPhone 12 é praticamente nula. Os rumores apontam que a empresa continuará com a mesma espessura de 0,26 mm, e altura correspondente a cada modelo da série atual - iPhone 12, 12 Mini, 12 Pro e 12 Pro Max.

O principal upgrade pode estar relacionado ao conjunto de câmeras, já que a Apple planeja usar uma espécie de vidro de safira para cobrir todo o módulo da câmera traseira do dispositivo. Também é esperado que ele venha com uma OLED com taxa de atualização de 120 Hz.