Depois de ser acusado e questionado, o Google respondeu a mídia dizendo que o atraso das atualizações de seus aplicativos da App Store não foi uma estratégia para escapar da nova regra imposta pela Apple que obriga os desenvolvedores de aplicativos a listarem todos os tipos de dados que a aplicação acessa e coleta dos usuários.

Para entendermos, tudo começou no final de novembro, quando a Apple anunciou que sua loja de aplicativos adotaria uma regra que impactaria diretamente nos desenvolvedores de apps da plataforma. O aviso com a nova regra dizia;

"A App Store em breve vai ajudar os usuários a entenderem as práticas de privacidade antes de baixar um aplicativo da plataforma. Em cada página de produto, os usuários poderão entender sobre os tipos de dados que podem ser coletados, e se esses dados são vinculados a eles ou usados para rastreá-los".

A mudança entrou em vigor a partir do dia 8 de dezembro, e por pura coincidência (ou não) o Google fez as mais recentes atualizações de suas aplicações um dia antes disso. Muita gente ficou com a pulga atrás da orelha para tentar entender se essa era uma atitude do Google com o intuito de driblar as exigências da Apple. Isso ganhou mais força quando foi constatado que depois do dia 8 de dezembro, o Google ainda não fez nenhuma nova atualização em seus apps da plataforma da Apple.

Drible ou coincidência?


Para saber se isso é verdade, o site TechCrunch foi tirar a prova real e entrou em contato com o Google para questionar a veracidade dessas informações que estavam sendo veiculadas na internet, alegando que a Gigante das Buscas estava driblando as regras da Apple. A resposta veio por um porta-voz da empresa que disse que isso jamais esteve nos planos da companhia, e disse ainda que as devidas atualizações seguindo o novo protocolo da Maçã acontecerá em breve.

Na verdade, podemos ser perspicazes ao afirmar que a atualização de quase todos os apps da plataforma que ocorreram no dia 7 de dezembro, antes da regra entrar em vigor, pode mesmo ter sido pura coincidência. Além disso, a demora de uma nova atualização pode estar diretamente relacionado com as festas de fim de ano, que geralmente dão a chance das empresas entrarem em recesso.

Apps Google do iOS serão atualizados em breve, segundo porta-voz.
Apps Google do iOS serão atualizados em breve, segundo porta-voz.

Prova disso é que a própria Apple também "fechou suas portas" para os desenvolvedores durante os dias 23 a 27 de dezembro. É claro que a repercussão com o nome da maior página de buscas da internet gera um certo impacto na internet, mas de acordo com relatórios da App Store, outras empresas também não fizeram ainda as devidas atualizações de seus aplicativos.

O que você acha? Será que o Google tentou mesmo contornar as regras impostas pela Apple? Compartilhe conosco a sua opinião!

Fonte: TechCrunch