Nenhum dos aplicativos do Google para iOS foi atualizado no último mês, isso por si só já causa estranheza, pois o período é incomumente longo para que o Google não traga, pelo menos, ajustes para seus aplicativos. Mas depois de revisar as últimas datas de lançamento de todos os aplicativos do Google para iOS, supostamente o motivo para essa falta de atualizações parece estar relacionado aos novos rótulos de privacidade da App Store da Apple.

A última vez que os aplicativos do Google para iOS receberam atualização, foi no dia 7 de dezembro de 2020, isso inclui atualizações para os principais aplicativos do Google, como Google Drive, YouTube, Google Docs, Google Sheets, YouTube Music, Google Duo, Google Authenticator e Gboard.

Por que 7 de dezembro é uma data significativa?

Porque a partir de 8 de dezembro, a Apple determinou que quaisquer novos aplicativos ou atualizações de aplicativos enviados à App Store exigiriam que o desenvolvedor preenchesse as informações do rótulo de privacidade do aplicativo que estava enviando.

Este rótulo de privacidade revela exatamente quais dados o aplicativo está coletando sobre o usuário e como esses dados do usuário estão sendo usados. O rótulo pode ser visualizado na página de listagem da App Store de um aplicativo. O recurso faz parte do esforço da Apple para tornar os desenvolvedores mais transparentes na maneira como coletam e usam os dados do usuário, para que os usuários possam fazer escolhas mais seguras sobre os aplicativos que escolhem instalar.

O que o Google diz?!

Até o momento o Google não se manifestou a respeito de tal suspeita. Do outro lado, o vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, antes do lançamento do rótulo de privacidade no início de dezembro, disse que os rótulos são algo que ele espera que outras lojas de aplicativos copiem.

Contudo parece que o Google não curtiu a ideia, então como copiá-la, não é mesmo?! Enviando as atualizações de todos os seus aplicativos disponíveis para iOS até 7 de dezembro de 2020, o Google conseguiu evitar o preenchimento de um rótulo de privacidade para qualquer um de seus aplicativos.

Você pode verificar isso abrindo o aplicativo App Store em seu iPhone, selecionando qualquer aplicativo de propriedade do Google na loja e, em seguida, verificando seu rótulo de privacidade na lista do aplicativo.

Até o momento em que esse artigo foi escrito, você verá que o rótulo de privacidade de todos os aplicativos do Google ainda diz: "Nenhum detalhe fornecido. O desenvolvedor será obrigado a fornecer detalhes de privacidade quando enviar sua próxima atualização de aplicativo."

Até a finalização deste artigo, ainda não são exibidas as informações sobre como o Google trata nossas informações.
Até a finalização deste artigo, ainda não são exibidas as informações sobre como o Google trata nossas informações.

Outros os aplicativos que o Google atualizou pela última vez estão o Google Home em 5 de dezembro, o Google Pay dia 3 de dezembro, o Google Fotos, Google Assistente e Google Notícias dia 2 de dezembro, o Google Maps e Gmail em 1 de dezembro e Google Chrome nno dia 30 de novembro.

Os aplicativos do Google para Android, por outro lado, foram atualizados depois do dia 8 de dezembro, incluindo o aplicativo Gmail para Android em 16 de dezembro, o aplicativo YouTube em 21 de dezembro, Google Duo em 15 de dezembro e Google Maps em 14 de dezembro.

Quanto ao motivo do Google estar segurando as atualizações de seus aplicativos para iOS, é possível que a empresa tenha visto toda a mídia negativa que o Facebook teve quando o gigante da mídia social foi forçado a revelar todas as formas como seus aplicativos rastreiam os usuários e as reações da imprensa e das redes sociais assustou a empresa. Os rótulos de privacidade do Facebook Messenger são terrivelmente extensos.

Mas se o Google está tentando atrasar a revelação de seus rótulos de privacidade por medo de uma imprensa negativa semelhante, isso faz com que soe um alerta a respeito de como nossos dados vem sendo tratados pelo Google. Quer dizer, é difícil acreditar que eles poderiam ser piores do que os do Facebook. Então, novamente, as políticas de privacidade do usuário do Google, ou a falta delas, têm historicamente deixado muito a desejar.

De qualquer forma, acabaremos descobrindo, a questão é quando. Afinal, o Google não pode continuar sem atualizar nenhum de seus aplicativos para iOS, que são alguns dos aplicativos mais populares para iPhone. Então, quando virão essas atualizações?