A Apple está planejando um novo recurso de privacidade importante para iOS 14 e iPadOS 14, e exigirá que as empresas solicitem permissão antes de rastrear usuários em outros aplicativos e sites. Embora a Apple não tenha fornecido detalhes sobre quando esse recurso será lançado, parece que as bases iniciais estão começando a ser implementadas.

O recurso de privacidade em questão é duplo. Primeiro, os usuários poderão acessar os controles de privacidade no aplicativo Configurações no menu "Privacidade". Aqui, os usuários poderão ver quais aplicativos exigem permissão para rastreá-los e revogar ou conceder permissão quando necessário.

Os usuários também verão uma mensagem pop-up quando abrirem um aplicativo pela primeira vez após a implementação desse recurso. Os usuários verão a notificação de novos aplicativos, bem como daqueles que já possuem em seus dispositivos. Este pop-up é onde empresas como o Facebook podem explicar aos usuários por que eles devem ativar o rastreamento.

O Facebook tem criticado veementemente esse novo recurso , dizendo que isso afetará as pequenas empresas e prejudicará sua capacidade de alcançar novos clientes. A Apple rejeitou essa crítica , dizendo que o recurso não exigirá que o Facebook mude sua abordagem de rastreamento de usuários, em vez disso, apenas peça permissão.

Conforme relatado pela primeira vez pelo MacRumors , alguns usuários agora estão vendo o prompt de rastreamento em seus iPhone, mas apenas para determinados aplicativos. Por exemplo, um usuário recebeu um pop-up ao abrir o aplicativo da NBA, dizendo que o aplicativo estava solicitando permissão "para rastrear sua atividade em aplicativos e sites de outras empresas".

A Apple esperava originalmente lançar este novo recurso de privacidade como parte do iOS 14 em setembro, mas acabou atrasando o lançamento para dar aos desenvolvedores mais tempo para se preparar. A empresa repetidamente dobrou o recurso, no entanto, e prometeu lançá-lo no início de 2021.

A Apple lançou o primeiro desenvolvedor e betas públicos do iOS 14,4 na semana passada, após o lançamento estável do iOS 14.3 para todos. Com base no precedente, esperamos que o iOS 14.4 seja lançado para todos em janeiro, no mínimo.

No entanto, alguns usuários de iOS estão relatando que viram esse pop-up no iOS 14.3 e no iOS 14.2. Isso pode significar que é uma mudança do lado do servidor que a Apple está em processo de implementação ou que certos desenvolvedores começaram a implementar o recurso antes de um "lançamento" oficial.