O iOS 14 foi lançado no ano passado e chegou com várias novidades, principalmente no layout geral do sistema, que se tornou mais limpo e trouxe uma série de novos recursos, incluindo widgets na tela de início, biblioteca de aplicativos e a função de Picture in Picture, que está presente na concorrência desde o Android 9 Pie.

Nesta semana um usuário do Reddit compartilhou uma publicação exibindo algumas falhas de privacidade no sistema operacional da Apple, relatando que a versão atual do iOS está armazenando os dados dos usuários mesmo após a exclusão de aplicativo.

Armazenamento de informações

O usuário encontrou dados do usuário armazenados no Keychain local do sistema, que utilizou novamente no momento em que houve a reinstalação do aplicativo. A descoberta foi feita após a exclusão e instalação do aplicativo 9gag, que não solicitou nenhuma solicitação de credenciais e, em vez disso, conecta você automaticamente.

Os dados estão armazenados aparentemente de forma fixa, mesmo que o usuário não sincronize com as Chaves do iCloud e a única maneira de deletá-los é redefinir os padrões de fábrica. No entanto, os dados podem ser transferidos para o seu dispositivo a partir do iCloud novamente quando você restaurar o backup.

iOS 14. Foto: Divulgação/Apple.
iOS 14. Foto: Divulgação/Apple.

Isso não significa que os dados do aplicativo no dispositivo estão sendo usados ​​para rastrear as informações, mas pode ser uma responsabilidade de privacidade e seria legal da Apple fornecer a opção de apagar completamente seus dados de usuário se quiser mantê-lo seu bom histórico de privacidade.

Leia também:

E no Android?

É evidente que o sistema operacional da Google é mais versátil e permite que o usuário tenha um maior controle sobre seu dispositivo e arquivos, sendo possível, inclusive, modificar pastas nativas do firmware através da permissão de ROOT.

Ao desinstalar um aplicativo no Android o próprio sistema se encarrega de excluir todos os ficheiros, pastas e arquivos em cache para que o armazenamento não seja comprometido. Indo além, através de um explorador de arquivos é possível apagar manualmente, algo que não é permitido no iOS 14.

Fonte: Gizchina.