A Apple está começando a desenvolver o seu próprio modem para conexão de redes dos seus futuros iPhones. Esse tipo de projeto está em pauta na empresa de Cupertino, e a intenção é substituir a dependência de componentes terceirizados. Atualmente, o modem dos iPhones mais recentes são fornecidos pela Qualcomm.

O anúncio aconteceu nesta quinta-feira (11), e Johny Srouji, vice-presidente sênior de tecnologias de hardware da Apple, fez a divulgação em uma reunião com funcionários da empresa, onde ocorreu discussões e comentários sobre as mudanças que ocorrerão na companhia.

"Este ano, iniciamos o desenvolvimento do nosso primeiro modem celular interno que permitirá outra transição estratégica chave. Investimentos estratégicos de longo prazo como esses são uma parte fundamental para habilitar nossos produtos e garantir que tenhamos um rico pipeline de tecnologias inovadoras para o nosso futuro."

Por que?

De forma geral, como é de se imaginar, um modem é uma das partes mais importantes de um smartphone, já que o componente que dá a qualquer smartphone a condição de realizar chamadas telefônicas e conexão com a internet através do sinal emitido pelas operadoras de telefonia celular.

Independência de componentes terceirizados já é um tema que tem circulado em torno da Apple já a algum tempo. Em 2019, por exemplo, a empresa já havia demonstrado as intenções de modems proprietários quando adquiriu os serviços da Intel pelo valor de US$ 1 bilhão. De lá pra cá, a companhia conseguiu formar uma equipe de engenheiros de hardware e software para desenvolver seu próprio modem celular.

Os iPhones mais recentes já contam com suporte a tecnologia 5G, já que seus modems são fornecidos pela Qualcomm. Antes disso, a Apple utilizou componentes da Intel, até por fim comprar a unidade de sua parceira.

Quando?

Srouji não deu nenhuma dica sobre quando exatamente teremos as primeiras edições de smartphones da empresa com modems fabricados pela própria Apple, mas levando em consideração o acordo da companhia da Maçã com a Qualcomm, o contrato tem período de vigência para os próximos 6 anos, a contar de 2019.

Com isso, pode ser que teremos as primeiras unidades de modems Apple nos iPhones, a partir de 2026, quando se encerra o pacto entre Apple e Qualcomm.

Chips M1 para Macs deram início a uma revolução

Srouji também destacou o sucesso que a empresa teve na mudança de processadores para os seus novos computadores de mesa. Os chips M1 desenvolvidos em arquitetura ARM para os modelos mais recentes do MacBook Air, MacBook Pro e Mac mini foram muito bem recebidos pelo público e crítica especializada.

A empresa de Cupertino tem planejado grandes upgrades para sua linha de dispositivos, e essa mudança a coloca como forte concorrente de suas rivais de mercado, inclusive a Intel, que trabalhou com a Apple por mais de uma década.

Já faz muitos anos que ouvimos a Apple se movimentar sobre essas mudanças de independência comercial. Recentemente a empresa contratou engenheiros da Qualcomm para ajudá-la a construir o modem, e tem equipes focadas nesse propósito em San Diego, em sua sede em Cupertino, Califórnia e Europa.

Até o momento, a mudança para os processadores M1 foi o projeto mais ambicioso da empresa nesses últimos anos, e agora o desenvolvimento do modem para telefones móveis é algo também desafiador, mas a Apple está confiante de que seu sucesso se repetirá.

Fonte Bloomberg.