A Apple continua ambiciosa depois do lançamento de seus computadores de mesa com o chip M1, e em reportagem ao portal Bloomberg, a empresa revelou os planos para uma próxima geração de processador da série Apple Silicon, que tem o objetivo de superar até mesmo o desempenho do chip mais rápido da Intel.

A companhia afirma que vários sucessores para o chip M1 estão em desenvolvimento, sendo os primeiros deles fabricados com até 16 núcleos de desempenho e 4 núcleos de eficiência. Ao que tudo indica, esses processadores com 16 núcleos seriam empregados nos novos MacBook Pro e iMac ainda em 2021.

Mac Pro com chip de 32 núcleos

Já o Mac Pro está destinado a receber um super processador com incríveis 32 núcleos, e seu lançamento está programado para 2022. Em comparação com o os Mac Pro equipados com chips da Intel e que são considerados os mais rápidos da atualidade, esses possuem apenas 28 núcleos.

Fonte: Bloomberg.
Fonte: Bloomberg.

Segundo a Bloomberg, essa ambição da Apple deveria ser natural para todas as empresas do ramo, já que o mercado exige essa constante atualização de tecnologia, mas em contrapartida, muitas se sentem obrigadas a fornecer tecnologias com especificações mais baixas do que os planos já que estão sujeitas a "possíveis problemas de fabricação".

Antes do lançamento desse super processador, a Apple parece estar trabalhando com chips de 8 e 12 núcleos, que devem ser lançados como uma espécie de versão beta do projeto, que dará base para os planos da empresa.

E depois?

Seguindo um avanço tecnológico constante, a Apple também tem intenções de desenvolver processadores gráficos mais poderosos. O chip M1 tem um GPU personalizada com variações de 7 ou 8 núcleos, mas depois do chip com 32 núcleos, a empresa tem intenções de lançar versões do processador com 64 e até 128 núcleos.

Se tudo sair como planejado, a Apple vai sair na frente de suas concorrentes Intel, AMD e NVIDIA, e durante os próximos anos, um império de processadores será criado por parte da empresa de Cupertino.

Fonte Bloomberg.