O macOS Big Sur, ou também chamado macOS 11, foi lançado no dia 10 de novembro, durante o "One More Thing", último evento da Apple neste ano de 2020. De lá pra cá, a empresa disponibilizou o download para usuários que já utilizam os computadores da empresa para atualizarem seu dispositivo com a versão mais recente do sistema operacional.

A nova edição do sistema ganhou uma repaginada no seu design, além de atualizações significativas em seus recursos já conhecidos e utilizados anteriormente, assim como a inclusão de novas opções, como a integração de aplicativos iOS por exemplo, que permitem uma melhor experiência aos fãs da Maçã.

Se você comprar um novo MacBook Pro, MacBook Air ou Mac Mini que são integrados com o chip M1, saiba que o macOS Big Sur é otimizado para rodar nessas máquinas e com isso, os aplicativos funcionarão mais rápido mostrando assim que o novo sistema da empresa se integra totalmente ao processador Apple Silicon, e vice-versa.

Caso você já tenha algum Mac que foi lançado em anos anteriores, você também pode atualizar o sistema operacional da sua máquina e aproveitar os novos recursos do macOS Big Sur. Se você quiser descobrir se seu modelo é compatível com a nova edição do sistema, clique aqui, e confira a lista de modelos elegíveis para receber a atualização.

Confira abaixo a lista dos 5 melhores recursos que você vai ter quando fizer o upgrade para o macOS Big Sur, e como usar cada um deles.

Safari

O que há de novo? Desde 2003, quando ocorreu o lançamento do Safari, esta edição do Big Sur traz a maior atualização para o navegador nativo da Apple. O Safari ganhou um visual renovado e segundo a empresa, ele carrega os sites que você mais acessa de forma rápida e tem melhores recursos para o gerenciamento de guias.

Os recursos que envolvem segurança também passaram por atualização, e o módulo "Privacidade" foi melhorado, apresentando até mesmo um relatório que permite ver como os sites rastreiam seus dados e monitoram se alguma de suas senhas foi comprometida em uma violação de segurança.

Também foi adicionado uma nova categoria para o controle de extensões do Safari, e com ela o usuário pode personalizar quais sites e quantas vezes cada extensão é usada, caso não queira que ele fique rodando em segundo plano o tempo todo. Além disso, o usuário tem agora uma nova página inicial do navegador que pode ser personalizada com imagens ou fotos que desejar. E para finalizar, agora o usuário também poderá traduzir páginas em até sete idiomas simultaneamente.

Como usar? Com o Safari aberto, você pode navegar para um site em outro idioma, e uma opção de tradução será exibida na tela.

Caso você tenha várias abas abertas, você pode posicionar o cursor do mouse sob uma delas, e uma pré-visualização será exibida.

No topo do Safari é possível visualizar o preview da página por posicionar o mouse sob a aba.
No topo do Safari é possível visualizar o preview da página por posicionar o mouse sob a aba.

Para o módulo de Privacidade, basta tocar no botão de relatório de privacidade para ver quais dados estão sendo coletados no site que você está navegando.

Modo Privacidade mostra o relatório de dados coletados pela página.
Modo "Privacidade" mostra o relatório de dados coletados pela página.

Mensagens

O que há de novo? O novo aplicativo de mensagens no macOS Big Sur, foi extraído diretamente do iOS e iPadOS, e agora, definitivamente um computador de mesa da Apple tem um mensageiro nativo do sistema.

Assim como no iOS 14, o aplicativo de Mensagens do Big Sur inclui maneiras de fixar até 9 conversas para facilitar o acesso entre elas, além de opções que ajudam a visualizar mensagens de um mesmo assunto enviadas para um grupo, uma função de pesquisa de usuários que basta digitar um "@" para facilitar a busca, e por fim, a forma de enviar arquivos que estão localizados em seu computador teve seu acesso simplificado, e a inclusão dos Memojis para utilizar como "stickers", e efeitos para conversas do aplicativo.

Como usar? Para fixar conversas importantes no topo do aplicativo para acesso mais rápido, basta clicar no botão direito do mouse e selecionar a opção de fixar contato.

Até 9 contatos podem ser fixados no topo do mensageiro.
Até 9 contatos podem ser fixados no topo do mensageiro.

Mensagem direta para uma pessoa e visualização de mensagens de um mesmo assunto dentro do grupo é exibido com uma espécie de linha que liga as mensagens umas às outras.

É possível visualizar de uma só vez as mensagens que estão no mesmo assunto.
Em um grupo, é possível visualizar de uma só vez as mensagens que estão dentro do mesmo assunto.

Para localizar uma pessoa rapidamente e encaminhar a mensagem desejada, basta digitar o "@" e escolher o destinatário, de forma bem simples e comum em outros aplicativos. Você também pode configurar para receber notificações apenas quando seu nome for marcado nas mensagens.

Na aba de Memojis você pode utilizar os já existentes, como também pode criá-los e com isso serão automaticamente sincronizados com outros dispositivos Apple, como um iPhone por exemplo, se você tiver.

Memojis também poderão ser utilizados no mensageiro.
Memojis também poderão ser utilizados no mensageiro.

Mapas

O que há de novo? O aplicativo Maps também foi repaginado nessa atualização do sistema Big Sur, e agora ele possuir mais opções para ajudá-lo a explorar novos lugares e compartilhar o que você encontra, ver mapas internos de forma detalhada dos principais aeroportos e centros comerciais, além do acesso a uma visão de 360 graus de um destino.

Como usar? Você pode explorar uma área com dezenas de recursos confiáveis, ou pode também criar o seu próprio, marcando seus restaurantes, parques e outros pontos favoritos para criar um Guia Personalizado que pode ser compartilhado com amigos e familiares.

Aplicativo Mapas recebeu atualização, e novos recursos foram integrados.
Aplicativo Mapas recebeu atualização, e novos recursos foram integrados.

O recurso chamado "Look Around" permite uma visualização do destino em 360 graus. Isso pode ser útil para ver mapas internos como o de parques e aeroportos.


Widgets

O que há de novo? Assim como no iOS 14 e iPadOS 14, o novo macOS Big Sur traz widgets para sua tela inicial. Esses widgets são ícones grandes e dinâmicos que exibem informações úteis de aplicativos em tempo real, como a previsão do tempo ou o monitoramento sobre a quantidade de passos diários.

Como usar? Para facilitar o acesso a informações úteis, ao invés de abrir aplicativos ou sites de previsão do tempo, calendário ou avaliação de exercícios físicos, use widgets para ver uma visão geral de suas principais informações principais direto da tela inicial do seu Mac.

Widgets podem ser configurados para exibição na tela inicial do sistema.
Widgets podem ser configurados para exibição na tela inicial do sistema.

Você inclusive pode personalizá-los em tamanhos pequenos, médios ou grandes, assim como programar a exibição de certos widgets em apenas alguns horários específicos do dia, como ver a precisão do tempo pela manhã e as notícias à tarde, por exemplo.

Aplicativos para iPhone e iPad

O que há de novo? O novo sistema da Apple para computadores de mesa, permite o download e a utilização de aplicativos disponíveis para iPhone e iPad, e seu funcionamento já está integrado de forma nativa para os novos Macs com chip M1.

Como usar? Vá para a Mac App Store para instalar os novos aplicativos de dispositivos móveis. Muitos aplicativos de iOS já são compatíveis para rodar na versão Big Sur, e mais estão sendo atualizados todos os dias.

Apps de iOS e iPadOS também podem ser utilizados.
Apps de iOS e iPadOS também podem ser utilizados.

Você pode também sincronizar os seus aplicativos, por exemplo, se já comprou um aplicativo pago no iPhone ou iPad, você pode baixá-lo no macOS Big Sur sem a necessidade de comprá-lo de novo.