Embora a Apple tenha acabado de lançar o iPhone 12, rumores já circulam na internet sobre o próximo smartphone da empresa. Vazamentos anteriores já confirmaram que existe uma movimentação agitada entre os fornecedores de displays para o iPhone 13, e agora fontes chinesas afirmam que a Apple está investindo pesado no desenvolvimento de tecnologia própria.

De acordo com o que foi divulgado, a empresa de Cupertino tem intenções de ampliar o seu setor de pesquisa e deve começar a se preparar para o lançamento de um novo módulo de antenas com a tecnologia de conexão 5G.

Um módulo que é conhecido como AiP (Antenna-in-Package) é fornecido exclusivamente pela ASE Technology, e já está presente em todos os modelos da família iPhone 12. Algumas fontes relatam que a atual fornecedora foi a única do mercado a atingir os resultados que a Apple queria ou quase isso. Relatos frequentes ainda afirmam que a Largan Technology, também estaria avançando sua pesquisa para conseguir ser uma das fornecedoras de antenas para o iPhone 13.

Desenvolvimento propietário

Neste momento, é possível afirmar que a Apple está querendo alcançar um novo nível para seus smartphones, e em resultado disso, a empresa pretende usar uma tecnologia avançada nas baterias da linha iPhone 13. Junto com essa ideia, a companhia pode também projetar seus próprios módulos de antena, encerrando assim as dependências de componentes fabricados por terceiros.

Fontes afirmam que a Apple já está desenvolvendo o módulo front-end RF, um componente que integra dezenas de amplificadores de potência e que garantem uma melhor sintonização de antenas, que deverá atuar como uma interface entre as antenas instaladas no dispositivo e a rede móvel. Esse tipo de artefato tem demonstrado uma maior complexidade agora com a chegada da conexão de quinta geração, o 5G.

Bateria e antenas do iPhone 13 caminham para ser fabricadas pela própria Apple.
Bateria e antenas do iPhone 13 caminham para ser fabricadas pela própria Apple.

Nada foi confirmado pela Apple, mas sabemos que a tendência da companhia é diminuir cada vez mais a dependência de utilização de recursos e componentes terceirizados, assim como fez nos novos MacBooks, lançando um chip de fabricação própria e dando fim a parceria com a Intel.