Ontem, segunda feira (02), a empresa da maçã começou a convidar pessoas ligadas a imprensa para o novo evento marcado para o dia 10 de novembro ás 14h (horário de Brasília).

O evento foi intitulado como "One More Thing", que em tradução livre significa "Mais Uma Coisa", fazendo referência as palavras de Steve Jobs, que geralmente falava isso nos momentos finais dos eventos afim de anunciar alguma novidade da empresa. Esse tópico utilizado por Steve foi separado pela Apple e a partir de agora deve acontecer um evento exclusivo sobre os lançamentos.

A transmissão do evento acontecerá pelo site da Apple, pelo aplicativo da Apple TV e pelo canal da empresa no Youtube.

Veja abaixo a imagem do convite que a imprensa recebeu;

Convite da Apple enviado para a imprensa.
Convite da Apple enviado para a imprensa.
Lançamentos

A divulgação do evento deve ser justamente para anunciar o lançamento da primeira linha de Macs com processadores Apple Silicon. A intenção é de substituir a linha de processadores para os computadores de mesa que vinham sendo fornecidos pela parceira Intel desde 2005.

A empresa ainda não se pronunciou de fato sobre os lançamentos que serão abordados nesse novo evento, mas segundo rumores, a Apple deve realmente confirmar o início da transição de processadores, conforme já anunciado que aconteceria no WWDC 2020.

O Apple Silicon que deve substituir a linha da Intel foi anunciado no WWDC 2020.
O Apple Silicon que deve substituir a linha da Intel foi anunciado no WWDC 2020.

Este será o terceiro lançamento em três meses. Tivemos no mês de setembro o lançamento do Apple Watch Series 6, o relógio com o recurso de medir o nível de oxigênio no sangue e também o Apple Watch SE, uma versão mais barata do relógio; e novos modelos do Ipad. Em outubro, a empresa ainda lançou a linha do Iphone 12 com tecnologia 5G, e as caixinhas HomePod Mini.

Desempenho

Até o momento, o que foi especulado é que o chip Apple Silicon, feito com arquitetura ARM poderá ser utilizado em um Mac mais simples, e também numa versão mais robusta como o MacBook por exemplo. Processadores com esse tipo de arquitetura são extremamente comuns entre os gadgets atuais do mercado, e fornecem auto desempenho, assim como os Iphones e Ipads que rodam com a série A de processadores da Apple.

Para comparar o desempenho com outros processadores por exemplo, foram realizados testes com o A13 Bionic , hoje obsoleto, e que superou em performance o poderoso Ryzen 9 da AMD.

Do ponto de vista energético, a arquitetura ARM também se destaca com baixíssimo consumo de energia. Um laptop por exemplo, poderia operar por mais de um dia sem a necessidade de recarregar a bateria.