Uma das maiores fabricantes de chips do mundo, a SK Hynix, anunciou hoje a compra do negócio de memórias flash da Intel por US$9 bilhões. Com a venda de sua divisão de memórias NAND, a Intel diz que irá utilizar o valor para investir nas áreas de Inteligência Artificial, 5G e computação de ponta.

De acordo com o CEO da Intel, Bob Swan:

"Para a Intel, esta transação nos permitirá priorizar ainda mais nossos investimentos em tecnologia diferenciada, onde podemos desempenhar um papel maior no sucesso de nossos clientes e oferecer retornos atraentes para nossos acionistas."

De acordo com o Wall Street Journal, no início da semana a Intel e a SK Hynix estavam chegando a um acordo. Como resultado da venda, a SK Hynix se tornará uma das maiores fabricantes de memória NAND do mundo, perdendo somente para a Samsung Eletronics.

A negociação de venda da divisão de chips de memória NAND é o mais recente da Intel e tem como objetivo aumentar consideravelmente o investimento em tecnologias relacionadas a inteligência artificial, 5G e computação de ponta. Porém, mesmo com esta venda, a Intel irá manter o seu negócio Optane, que fabrica módulos de memória SSD.

De acordo com o Wall Street Hournal, a fábrica de memórias da Intel em Dalian é a única na China. Ou seja, para a Intel vende-la para a SK Hyni, haverá a redução drástica de sua presença lá, já que o governo atual dos EUA impõe restrições comerciais a tecnologia chinesa.

De acordo com o CEO da SK Hynix, Seok-Hee Lee, a compra da divisão de memórias da Intel irá:

"Otimizar nossa estrutura de negócios, expandindo nosso portfólio inovador no segmento de mercado de flash NAND, que será comparável ao que alcançamos em DRAM."

O que achou da compra da SK Hynix? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!