Recentemente a Microsoft disponibilizou uma atualização para o programa de testes Windows Insiders que possui uma nova função que ajudará o usuário a prestar mais atenção à saúde do seu hardware de armazenamento de dados. O update (Build 20226) foi lançado no dia 30 de setembro e traz a implementação do "monitoramento da integridade do armazenamento para proteger os dados do usuário" de acordo com a Microsoft. A nova funcionalidade trará mais segurança principalmente para aqueles que utilizam SSDs NVMe e poderá evitar que o usuário perca dados por falha do hardware.

Em sua publicação sobre a novidade, a Microsoft diz em seu blog que:

"Tentar recuperar dados após a falha do drive é frustrante e caro. Este recurso foi projetado para detectar anormalidades de hardware para SSDs NVMe e notificar os usuários com tempo suficiente para agir. É altamente recomendável que os usuários façam backup de seus dados imediatamente após receberem uma notificação."

Solid State Drives (SSDs) possuem programas de monitoramento, mas não são práticos

O monitoramento de HDDs e SSDs geralmente estão disponíveis no programa disponibilizado pelo fabricante, porém estes exigem que o usuário verifique o estado de seu hardware regularmente e verdade seja dita, grande maioria das pessoas não realiza verificação alguma como inspeção de rotina. Com o Windows fazendo o trabalho de verificação de forma automática, sem dúvidas irá evitar que muitos usuários percam seus dados (caso não estejam gravados na nuvem). Para acessar o menu de armazenamento do Windows 10, a pessoa deverá ir em "Painel de Controle> Sistema e Segurança> Gerenciar espaços de armazenamento".

Tela com o status do drive de armazenamento (SSD ou HDD). Fonte: Microsoft
Tela com o status do drive de armazenamento (SSD ou HDD). Fonte: Microsoft

O que você achou da novidade que está por vir para a versão final do Windows 10? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!