Hoje, durante seu evento online, a Apple anunciou o novo iPad Air. O design do novo tablet lembra o modelo iPad Pro e teve uma mudança significativa em sua aparência. No ano passado, o iPad Air possuía bordas grossas ao redor de sua tela, mas neste ano o novo modelo ganhou bordas mais finas, dando uma aparência mais moderna ao dispositivo.

O novo iPad Air possui uma tela com Retina Display de 10,9 polegadas e resolução 2360 x 1640. Na tela iPad Air de 2020 temos suporte a True Tone um tratamento antirreflexivo laminado. Além disto, para desbloqueá-lo bastará você encostar no botão de ligar/bloquear a tela, localizado no topo, pois o Touch ID foi transferido para esta pequena estrutura (botão).

Touch ID localizada no botão liga/desliga. Fonte: Apple
Touch ID localizada no botão liga/desliga. Fonte: Apple

Em termos de hardware, o novo iPad conta com uma grande mudança em seu chipset. Agora o iPad Air contará com o A14 Bionic, que possui uma litografia de 5 nanômetros e seis núcleos. Segundo a Apple, há uma melhora de 40% de desempenho comparado com o processador do último iPad Air, além de ter tido um aprimoramento gráfico com a nova GPU de quatro núcleos.

Outra grande mudança bem vinda foi a mudança do conector do iPad Air, que agora é USB-C e suportará um carregamento de 20W e transferência de 5Gbps de dados. Mas não foi só isto, foi incluído também um hardware com suporte ao Wi-fi 6 e com uma conectividade LTE 60% mais rápida.

Em termos de câmera, foi implementado na traseira do iPad Air uma lente com sensor de 12MP, semelhante a que está presente no iPad Pro, porém com estabilização de vídeo aprimorada. Além disto, a câmera frontal, a FaceTime HD está presente no iPad Air com HDR smart e suporte a filmagens em resolução 1080p a 60 FPS.

Disponibilidade e lançamento

De acordo com o anúncio feito pela Apple, o novo iPad Air estará disponível em outubro nas cores prata, cinza, ouro rosa, verde e azul celeste, pelo valor inicial de US$599.